24/5/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Uma aula sobre tropeirismo fez parte, nesta quarta-feira (23), da agenda do prefeito Vitor Lippi que, no início da tarde visitou a exposição de tralha tropeira, miniaturas de muares e de todo tipo de equipamento utilizado por esses desbravadores, que percorreram o interior do país em séculos passados. Aberta desde o início da semana no Casarão de Brigadeiro Tobias, a atividade é parte do calendário da 45ª Semana do Tropeiro, promovida pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), e já foi visitada por cerca de mil estudantes da rede pública municipal.
Recebido pelo titular da pasta, Edmilson Chelles, pela diretora de Área da Secult, responsável pela exposição, Sônia Nanci Paes, e pelo criador, domador e tropeiro, Álvaro Augusto, Lippi fez como a maioria dos estudantes que participa da palestra ministrada pelos estudiosos: perguntou tudo sobre o material exposto, das legítimas facas sorocabanas que integram a mostra, dos estribos decorados e das selas confeccionadas em diversos materiais. "É muito interessante. Por mais que a gente saiba sobre nossas origens, ver a história deste ângulo é muito mais interessante", comentou o prefeito sobre o material disponibilizado por Álvaro Augusto.
Acompanhado dos secretários da Educação, Terezinha Del Cistia, e de Obras e Infraestrutura Urbana, Renato Mascarenhas Filho, Lippi ainda aproveitou para almoçar com os funcionários que há dias estão no Casarão acolhendo aos visitantes.
Na saída, quando estudantes chegavam para participar da palestra ministrada por Sônia e Álvaro, o prefeito acabou se tornando um personagem extra no cenário, já que chamou a atenção dos pequenos e aproveitou para incentivá-los a conhecer mais sobre a origem da cidade e a importância do Tropeiro na história sorocabana. "Quando chegarem em casa, contem tudo o que aprenderam aqui hoje. Eu sempre ficava muito feliz quando meus filhos chegavam em casa contando sobre aquilo que haviam aprendido. É um orgulho para os pais", incentivou.
Aberto ao público
As atividades no Casarão de Brigadeiro Tobias se estendem até esta sexta-feira (25), com exposição, explicações sobre o período tropeiro e visitação às mulas e burros soltos no pasto. Apesar de as escolas serem o maior público, o Casarão está aberto à comunidade interessada no assunto, das 8h às 18h.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.