22/11/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A exemplo do voleibol, que é muito praticado por idosos com regras particulares, a Secretaria de Esporte (Semes) vai lançar, nesta sexta-feira (22), o futebol adaptado para a terceira idade.
Destinado para jogadores que tenham mais de 60 anos, a ideia do titular da pasta, Francisco Moko Yabiku, é de motivar pessoas a praticar o esporte. "Com regras especiais, é possível que ex-jogadores voltem a correr nos gramados, pois na forma desta proposta não será permitido haver contato físico", informa Yabiku.
O primeiro jogo, experimental, acontecerá no estádio Walter Ribeiro (CIC), às 19h. Para participar, é necessário somente comparecer ao local com 30 minutos de antecedência, portando material esportivo como chuteiras e meias.
Confira as regras do futebol adaptado para a terceira idade:
Antes do início do jogo será necessário alongamento e aquecimento.
Regra do impedimento somente valerá dentro da grande área.
A cobrança de lateral será livre, podendo ser feita com os pés ou com as mãos.
As faltas serão cobradas sem barreiras, na linha da grande área.
As faltas cometidas do lado direito serão cobradas no bico da grande área, do lado direito. Já as faltas do lado esquerdo também serão cobradas no bico da grande área, porém do lado esquerdo.
O tempo de jogo será de 30 x 30 minutos.
A substituição do atleta será ilimitada, podendo inclusive retornar ao jogo aqueles que já saíram, sem paralisação.
Serão permitidos até três toques seguidos na bola por atleta. O quarto toque será punido como falta no local. Dentro da grande área, os toques e dribles serão livres de qualquer punição.
Não é permitido qualquer contato físico. Havendo, será falta.
Caso haja contato físico entre os atletas, o infrator será punido com o cartão azul e só poderá retornar ao jogo passados três minutos, tendo direito de ser substituído.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.