Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

9/12/2013 - Sorocaba - SP

Seminário de Educação reúne cerca de 700 participantes no primeiro dia




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com uma apresentação especial da Banda Marcial Municipal, conduzida pelo maestro Fernando Rabelo, a abertura da 15ª edição do Seminário Internacional de Educação, ocorrida na manhã deste sábado (7), no campus Raposo da Universidade de Sorocaba (Uniso), comprovou que o evento é um espetáculo, tanto em termos de estrutura receptiva e física, quanto na constituição do corpo de palestrantes. Neste ano, a Secretaria da Educação (Sedu) propõe os "Diálogos sobre a educação na primeira infância: criança, cultura e formação de educadores" como tema e, para isso, trouxe os educadores  Alma Carrasco, da Universidade Autónoma de Puebla/Méxixo, e Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona/Espanha como atrações internacionais, além de importantes representantes da Educação brasileira, como  Maria da Graça Souza Horn, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que é Consultora do MEC Projeto Pró-Infância; de Vital Didonet, Assessor da Organização Mundial para a Educação; de Adriana Friedmann, representante do Instituto Singularidades, além de profissionais que atuam na cidade como Eliete Jussara,  Maria Lúcia Amorim Soares e Pedro Goergen, da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Em sua fala, durante a abertura do seminário, o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior, reiterou a importância do trabalho de formação continuada  para os servidores da área e atribuiu a eles as mudanças fundamentais à melhoria da qualidade do ensino no município. Considerou que as discussões e a troca de ideias propostas pelo Seminário Internacional fazem parte, entre outros aspectos, da dinâmica que garante a construção de uma educação mais inclusiva e democrática, preocupada com a criança em todas as fases de sua vida.

Em reforço à fala de Simões, a vice-prefeita Edith di Giorgi, representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, atribuiu ao cuidado com a infância a base para a transformação social e disse que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de  Sorocaba vem conquistando indicadores muito positivos como resultado. Neste sentido, se disse muito satisfeita com o fato de a administração de Pannunzio manter a tradição das boas ações em favor da população, como é o caso do seminário, "que sempre está na vanguarda das discussões acerca da Educação", enfatizou.

Livro para ler, sentir, viver...

Com a participação de 60% dos 1.170 inscritos inicialmente, o 15º Seminário Internacional de Educação ambientou as discussões sobre a Primeira Infância a partir de letras de músicas de Vinicius de Moraes e Chico Buarque de Holanda. Demarcando os espaços de circulação na Uniso, a Sedu dispôs grandes peças representativas do universo lúdico, com bonecos gigantes, blocos construtivos e dominós e, ainda, criou três auditórios  para os trabalhos: 'Era uma casa...', 'Agora eu era o herói...' e 'Só a bailarina que não tem...' como forma de conduzir os participantes ao cerne do tema.

Como novidade, neste ano, além de ser totalmente gratuito, acontecer em um final de semana -  o que possibilitou a participação de todas as categorias de profissionais da Educação -, o seminário ainda promove suas palestras e conferências de forma simultânea. Enquanto de um lado "O cotidiano da Educação Infantil" era abordado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultora do MEC no Projeto Pró-Infância,  Maria da Graça Souza Horn, em outro espaço Monica Appezzato Pinazza, da Faculdade de Educação da USP, falava sobre "Docência na Educação Infantil: formação e prática profissional". Ao mesmo tempo, a primeira atração internacional, Alma Carrasco, apresentava as "Iniciativas culturais para a primeira infância: imaginar e construir propostas leitoras".

A foi a educadora e pesquisadora mexicana que iniciou sua preleção, justamente, pela base de sua proposta: a leitura. Usando de uma pequena história, relacionou a necessidade da construção e reafirmação, na criança, das estruturas que a compõem socialmente. O espaço da primeira infância, segundo ela, é onde se deve fortalecer e consolidar o ser, o indivíduo social.

E o processo, de acordo com Alma Carrasco, passa pelo ambiente onde esses agentes estão inseridos, pela qualidade do material a que são submetidos e pelos mediadores. "Cada um que está aqui entrou com uma experiência e vai sair de outro jeito, com outras experiências que partem da necessidade de escutar para se desenvolver", disse.

Especialista em projeto de leitura para bebês – a Bebeteca,  Carrasco, explicou que o trabalho tem uma abrangência cultural fundamental, pois permite intervenções no universo da infância que asseguram o desenvolvimento neurológico, anatômico, de linguagem e emocional com mais qualidade. "A leitura deve ser uma atividade social", reiterou.

No período da tarde, o seminário contou com a participação da professora Adriana Friedmann, do Instituto Singularidades, falando sobre "Brincar Hoje: ampliação e aprofundamento", do assessor da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), professor Vital Didonet e da professora Fúlvia Rosemberg, da PUC-SP e Fundação Carlos Chagas, discutindo o "Plano Nacional pela Primeira Infância" numa mesa redonda, e coube à professora Maria Carmem Silveira Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abordar o tema "Qual o lugar dos bebês na Educação Infantil?"

O 15º Seminário Internacional de Educação continua neste domingo (8), a partir das 8h, com novas abordagens e apresentações artístico-culturais.

Veja abaixo a agenda do dia:

PROGRAMAÇÃO

08.12.2013 - domingo

8h – Café da manhã

Era uma casa... (Auditório Central)

9h – Conferência

"A infância e a crise da escola"

Jorge Larrosa – Universidade de Barcelona / Espanha

10h50 – Palestra

"Infância consumida ou do assédio cultural infantil"

Prof. Dr. Pedro Goergen – Unicamp e Universidade de Sorocaba

14 h – Mesa Redonda

"Planos Municipais pela Primeira Infância"

José Simões de Almeida Junior – Secretário da Educação de Sorocaba

Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso – Secretária da Educação de Votorantim

Solange Villon Kohn Pelicer – Secretária da Educação de Campinas

Mediadora: Sonia Piaya, supervisora de ensino da rede municipal de Sorocaba, mestre em Psicologia da Educação/PUC-SP e doutoranda em Educação/Uniso

Agora eu era o herói... (Anfiteatro A)

14 h – Palestra

"Crianças e Infâncias: um outro mundo possível"

Profª. Dra Anete Abramowicz – UFSCAR/campus São Carlos

Só a bailarina que não tem... (Anfiteatro B)

10 h50 – Mesa Redonda

"Sem tempo de experiências: educação na primeira infância"

Profª. Dra. Eliete Jussara – Universidade de Sorocaba

Profª. Dra. Maria Lúcia Amorim Soares – Universidade de Sorocaba

Mediadora: Giane Aparecida S.da Silva Mota, diretora da área pedagógica da

Secretaria da Educação de Sorocaba, mestre em Estudos Literários/UNESP Araraquara e doutoranda em Educação/Uniso

14 h – Palestra

"Currículo na Educação Infantil: a criança e suas diferentes linguagens"

Profª. Ms. Janaina Vargas de Moraes Maudonnet – Faculdade Sumaré e membro da Comissão Gestora do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo (FEMEISP)

Almoço: 12 h30

Atividades culturais

Companhia Teatral As Graças – Intervenção Artística: Canto a Canto

Clayton Leme – Intervenção Artística: Tramas e Tramóias



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.