Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

23/9/2014 - Sorocaba - SP

Seminário discutiu sobre qualidade e comercialização de queijos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Iniciativa da Seção de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Sorocaba (Sedet), foi realizado na manhã desta segunda-feira (22), a segunda edição do Seminário de Alimentos “Queijos: Qualidade e Comercialização”. O evento teve a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes universitários, produtores e profissionais ligados ao setor.

O evento, que aconteceu na Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista, foi aberto pelo veterinário André Luiz Mota da Costa, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Sedet. Ele agradeceu a presença de todos, principalmente dos parceiros que ajudaram na realização do evento, destacando a importância para a melhoria da qualidade dos queijos produzidos, comercializados e consumidos em Sorocaba.

A primeira palestra foi proferida pelo farmacêutico e nutricionista Luis Henrique Garcia Amoedo, professor da Universidade Osvaldo Cruz, de Mogi das Cruzes. Ele fez uma anologia da evolução da qualidade do queijo, destacando os vários processos de produção dos mais variados tipos de queijos, formas de manipulação para se atingir o resultado esperado.

César Krüguer, diretor da Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, foi o segundo palestrante, abordando sobre “Boas Práticas na Fabricação de Queijos”. Explicou sobre as normas técnicas e condições de higienico-sanitárias minimas necessárias para aprovação, funcionamento e reaparelhamento do estabelecimento destinado a leite e produtos lácteos. Falou também sobre a portaria do Governo do Estado que estabelece as boas práticas na fabricação de queijos.

De acordo com André Luiz Mota da Costa, o objetivo do seminário foi o de mostrar a necessidade da higienização correta do alimento e os cuidados sanitários adequados durante a fabricação de qualquer tipo de queijo, para que se atinja a excelência na qualidade do produto. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), foi criado pela Lei 9.440/10, visa a prévia inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal e seus derivados, produzidos, manipulados, acondicionados e em trânsito no município.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.