Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/2/2013 - Sorocaba - SP

Separ participa de reunião em Brasília sobre destinação de resíduos eletroeletrônicos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Uma equipe da Secretaria de Parcerias de Sorocaba (Separ) esteve em Brasília, na última quinta-feira (31), para participar de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que discutiu o atual panorama da destinação de resíduos sólidos no Brasil, com foco nos resíduos eletroeletrônicos. O encontro contou com a presença da Coordenação Geral de Análises da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e também da Agência Brasileira de promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

De acordo com o secretário de Parcerias, Roberto Juliano, a equipe de Sorocaba foi convidada para apresentar a experiência do município em coleta seletiva e, especialmente, sobre a destinação do lixo eletroeletrônico, já que desde 2011 está em funcionamento na cidade o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, localizado no Jardim Iguatemi.

Gislaine Vilas Boas, assessora técnica da Separ, que esteve no encontro, conta que o MDIC apresentou as perspectivas do país para o mercado de reciclagem de eletrônicos, principalmente na recuperação de metais preciosos, que são utilizados em placas de celulares e outros eletrônicos. "Há interesse por parte do governo e da Jica em haver uma cooperação técnica entre ambos, no sentido de troca de informações sobre a reciclagem de eletrônicos. Em março, será realizada mais uma edição do Seminário Brasil – Japão, que desta vez terá como tema central a destinação de resíduos eletroeletrônicos e o chamado e-waste. Isso é muito positivo para Sorocaba, pois é um reconhecimento do trabalho desenvolvido aqui", analisa.

 Visita de Louveira

 Na quarta-feira passada (30), a Separ recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de Louveira, Estanislau Steck. O vereador, acompanhado de uma equipe técnica da Prefeitura daquele município, veio conhecer e buscar informações sobre o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Sorocaba.

Louveira é uma cidade localizada na região de Jundiaí, com cerca de 40 mil habitantes. Segundo a assessora técnica da Separ, Gislaine Vilas Boas, o município pretende implantar a coleta seletiva e, por isso, quis saber mais sobre a experiência em Sorocaba. "A comitiva de Louveira saiu muito satisfeita da visita e disse que deverá utilizar nosso modelo como exemplo na formação de cooperativas e inclusão de catadores", diz.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.