Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

13/2/2015 - Sorocaba - SP

Serp monta esquema de Carnaval para evitar criadouros da dengue




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) preparou um esquema especial para a coleta de lixo e limpeza nos locais onde haverá eventos de Carnaval em Sorocaba. O objetivo também é evitar o acúmulo de materiais que possam juntar água e servirem de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Na passarela do samba montada no Parque da Águas, no Jardim Abaeté, a Serp terá uma equipe de 20 funcionários para garantir a limpeza do local durante e após os desfiles das escolas de samba, que ocorrem nas noites de sábado (14/02) e domingo (15/02), a partir das 20h. No local, 20 contêineres de lixo foram instalados. O assessor técnico da Serp, Geraldo Cardoso Neto, cita que os foliões ainda poderão utilizar as lixeiras disponíveis no Parque das Águas.

Os locais por onde passarão os blocos carnavalescos também terão atenção na limpeza. Isso se aplica no sábado, após o desfile do bloco Depois, embora não tenha sido feita solicitação de apoio da Prefeitura. No domingo, será a vez do Bloquinho de Carnaval, a partir das 10h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

Quanto aos eventos carnavalescos programados para acontecer no Parque dos Espanhóis, no bairro de Pinheiros, será mantido o esquema normal de limpeza. Nesse espaço, no salão, acontece nesta sexta-feira (13/02) o Baile da Melhor Idade, das 17h30 às 21h30, bem como para a matinê programada para terça-feira (17), das 15h às 19h, e para a apuração do desfile das escolas de samba na quarta-feira (18), a partir das 14h, no palco externo do parque.

Orientações

Além do trabalho da Serp em manter a limpeza das ruas e locais de eventos carnavalescos, uma série de outras medidas podem ser adotadas pelos foliões. Eles não devem, por exemplo, descartar copos, garrafas, latinhas em qualquer lugar para que esses objetos não se transformem em criadouros do mosquito da dengue.

Para aqueles que vão viajar neste Carnaval, a orientação é fazer uma vistoria prévia na residência antes de sair. Ações simples são eficazes para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como tampar vasos sanitários, jogar sabão em pó em ralos, retirar materiais inservíveis dos quintais, remover ou furar pratinhos de vasos de plantas, guardar garrafas de ponta cabeça, lavar bebedouros de animais, acondicionar o lixo em sacos e mantê-los fechados, limpar calhas, tampar bem aquário e caixa d'água, deixar a piscina limpa e bem coberta.

Diretora da Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos alerta que a prevenção é a melhor maneira para evitar proliferação do mosquito transmissor. Nesse sentido, ela enaltece a importância de que cada cidadão monitore sua casa e o local de trabalho ao menos uma vez por semana. “O período de incubação do mosquito dura de 7 a 14 dias. Precisamos ser fortes no combate”, completa o secretário da Saúde, Francisco Antonio Fernandes. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.