8/4/2015 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Por conta do prolongamento e novo traçado da Alameda Batatais, no Alto da Boa Vista, a Secretaria de Serviços Públicos (Serp) removeu, nesta terça-feira (7), três árvores que ocupavam a praça instalada no trecho próximo ao Centro de Referência em Educação (CRE). Apesar de autorizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o corte das duas canafístulas e de um pau-ferro, numa manobra de poda e escavação, a Serp conseguiu salvar dois exemplares da família das fabaceae, transplantando-as imediatamente. Agora, elas ocupam um novo espaço na margem do rio Sorocaba, quase sob a ponte da Castelinho, bem próximo de onde ficavam.
Segundo o diretor da Área de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Sema, José Murilo Martin Nano, apenas uma canafístula acabou sacrificada. Suas raízes precisaram ser cortadas porque envolviam toda a tubulação de água no local e que estourou durante a tentativa de salvamento da espécie.
A retirada das árvores se deu em virtude das obras de implantação do binário Batatais-Fernando Silva, iniciado há alguns dias pela Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) e que promoverá melhor acesso à avenida Dom Aguirre. Com uma extensão de cerca de 600 metros, a nova via que consta do projeto terá pista de rolamento a partir da ponte “Fernando De Lucca”, passando por baixo da ponte da Castelinho até a altura do CRE, onde inicia o trecho de via dupla. A obra se traduzirá, também, num importante sistema de acesso direto para os moradores dos Jardins Leocádia, Morumbi e Iguatemi.
O paisagismo no local ainda terá novos conjuntos semafóricos, ciclovia e exigirá a alteração no sentido de direção da Alameda Batatais que, ao término da obra, será acessada a partir da nova pista somente em direção ao Jardim Saira. O projeto tem um custo de R$ 3.080.421,82 e o traçado ficará na margem direita do rio. A expectativa é de que o local seja entregue à população até o mês de novembro.
Para quem vai em direção à Prefeitura, a partir da região do Jardim Abaeté, pela Avenida XV de Agosto, a transposição do rio e o retorno pela Rua Pedro Álvares Cabral, não serão mais necessários. Um trecho do binário ligará a avenida diretamente à nova pista. Quem chega à região do Alto da Boa Vista pela Dom Aguirre e acessa a ponte Pinga-Pinga, contará com uma faixa livre após a travessia sobre o rio.
De acordo com a Semob, no sentido contrário, saindo do bairro, o motorista acostumado a transitar pela Batatais, conseguirá descer para a avenida Dom Aguirre acessando a rua Joaquim Silva, no trecho próximo ao Centro de Referência em Educação.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.