11/4/2018 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Nesta terça-feira (10), o secretário de Recursos Humanos (Serh), Osmar Thibes, apresentou o futuro presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o servidor público Plácido Mazzon Filho, à equipe da Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional da Prefeitura de Sorocaba, incluindo os engenheiros e técnicos do trabalho. Indicado pelo Poder Executivo, ele atuará junto com os demais cipeiros na gestão 2018-2019.
A CIPA é uma comissão constituída por membros eleitos pelos servidores e representantes indicados pela administração e tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde dos servidores. O processo de eleição da CIPA é regulamentado pela NR-5 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Plácido Mazzon Filho é servidor público há 29 anos e atualmente é analista da Unidade Municipal de Cadastro (UMC) do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – Sorocaba, ligado à Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban). O futuro presidente define sua gestão como um momento de aprendizado e muito trabalho, principalmente pela responsabilidade em trabalhar por todo o funcionalismo. “A nossa ideia é capacitar todos os funcionários públicos, por exemplo, em primeiros socorros”, afirmou.
O secretário Osmar Thibes fez questão de ressaltar que o futuro presidente tem todo o aval da Prefeitura de Sorocaba para atuar à frente da CIPA. “Ele terá todo o nosso apoio. Com certeza desenvolverá um ótimo trabalho, principalmente por todos estes 29 anos dedicados à municipalidade, com comprometimento com o Governo Municipal e com os servidores públicos”, destacou o titular da pasta.
Desde segunda-feira (9), todos os novos integrantes da comissão estão passando por um treinamento específico para então dar início ao trabalho. Os encontros estão ocorrendo pela manhã, das 8h às 12h, na Escola de Gestão Pública (EGP) até esta sexta-feira (13). A atual presidente Wanderlene Aparecida Mariano Lopes, inclusive, está participando para fazer a transição com a nova diretoria.
De acordo com a Serh, a portaria com a nomeação da nova gestão será publicada até o final deste mês de abril.
Missão dos cipeiros
O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir, neutralizar e até eliminar os riscos existentes. Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho.
Entre as atribuições da CIPA estão investigar e analisar os acidentes de trabalho; sugerir as medidas de prevenção de acidentes; promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança ou regulamentos internos; promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT; sugerir a realização de cursos, palestras ou treinamentos, quando julgar necessário, visando o melhor desempenho dos servidores; registrar nos livros próprios as atas de reuniões ordinárias e extraordinárias; e elaborar anualmente o mapa de risco.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.