Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/4/2011 - Sorocaba - SP

Sessão Ordinária - Câmara aprova projeto que garante internet gratuita em shoppings




da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Os vereadores aprovaram em primeira discussão na sessão ordinária desta quinta-feira, 28, o projeto de lei de José Francisco Martinez (PSDB) que torna obrigatória a oferta de serviço gratuito de internet ‘wireless’ ou tecnologia similar em centros comerciais do município como shoppings e outros.

Em caso de descumprimento da determinação, o projeto prevê multa de R$ 1.000, renováveis a cada trinta dias, enquanto perdurar a irregularidade. Na justificativa do projeto, Martinez alega que os shoppings, por exemplo, cobram elevadas taxas de seus lojistas, além de estacionamento dos clientes. “Desta forma é razoável que o poder público condicione a autorização de funcionamento à oferta de determinados serviços gratuitos a seus usuários”, afirma.

IPTU Progressivo – Após amplo debate, o projeto do vereador José Crespo (DEM), que institui o IPTU Progressivo em Sorocaba, saiu de pauta. A proposta, que estabelece instrumentos para o cumprimento da função social da propriedade urbana no município, recebeu emenda do vereador José Francisco Martinez (PSDB).

O IPTU progressivo é previsto por lei federal no Estatuto da Cidade e permite ao governo municipal aumentar, progressivamente, o valor da alíquota desse tributo caso o dono do imóvel não lhe dê a utilização prevista no plano diretor da cidade.

Crespo disse que o objetivo é combater a especulação imobiliária no município, diminuindo a incidência de terrenos abandonados com acúmulo de entulhos e propagação de animais, inclusive do mosquito da dengue.

O autor destacou ainda que os condomínios ao se afastarem da área urbana, obrigam a Prefeitura investir em infraestrutura como a ampliação de redes de água e esgotos “Havendo vazios urbanos, diante da lei, os investidores vão optar por locais dentro da mancha urbana. Só não vão gostar desse projeto os especuladores imobiliários”, disse.

Retirados – Os projetos de Anselmo Neto (PP), que cria o programa de saúde preventiva Médico na Creche, e de Helio Godoy (PTB), que institui o Programa de Conservação, Uso Racional e Reutilização de Água em Edificações, saíram de pauta a pedido dos autores para apresentação de emendas.

Também de Godoy, o projeto que prevê a inclusão de atividade extracurricular “Noções de Defesa Civil” nas escolas públicas municipais foi retirado de pauta para análise da Secretaria de Educação.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.