Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

10/2/2014 - Sorocaba - SP

Sinfônica de Sorocaba e Trio Conversa Ribeira fazem concertos com repertório brasileiro




da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

Concertos serão realizados nos dias 13 e 16 de fevereiro

 

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba fará dois concertos no mês de fevereiro com a participação especial do Trio Conversa Ribeira. A característica principal das apresentações, marcadas para os dias 13 e 16 de fevereiro, na Sala Fundec, é a presença marcante de músicas brasileiras no programa.

A participação do grupo nos concertos da Orquestra se divide em dois momentos. No primeiro, o trio faz um solo com a moda de viola “O mineiro e o italiano”, de Teddy Vieira e Nelson Gomes. Depois, junto com a Sinfônica de Sorocaba, o público poderá conferir as obras “Morro Velho”, de Milton Nascimento; “A morte do Carreiro”, de Zé Carreiro e Carrerinho; “A Coisa ta Feia”, de Tião Carreiro e Lourival dos Santos; entre outras.

“Nós mesmos elaboramos os arranjos que serão interpretados nestes dois concertos. O fizemos com muita dedicação e nos orgulhamos dos resultados que pudemos alcançar. A oportunidade de tocá-los ao lado desta ótima orquestra, dirigida por um maestro excelente, nos deixa muito animados e ansiosos”, diz o pianista Daniel Muller, do Trio Conversa Ribeira.

Na segunda parte do programa, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba tocará a “Sinfonia n⁰ 9 – Novo Mundo” (Antonin Dvorak). “Esta Sinfonia, estruturada em quatro movimentos, é uma obra consagrada do repertório orquestral, muito inspirada e repleta de desafios técnicos, ideais para o desenvolvimento artístico de um conjunto sinfônico como a nossa Orquestra Sinfônica de Sorocaba”, diz o maestro Eduardo Ostergren.

Sobre o Trio

O Trio Conversa Ribeira, que já se apresentou em Sorocaba em 2009 e 2010, é composto por Andrea dos Guimarães (viola caipira), João Paulo Amaral (vocal) e Daniel Muller (piano e acordeon).

Nascidos em cidades do interior, os  integrantes trazem canções repletas de encantamento com a riqueza e a profundidade dos clássicos da música caipira, aliados à canção popular brasileira e à música instrumental.

As interpretações do trio, formado em 2002, são sínteses cuidadosamente elaboradas em que ao modo caipira de cantar e tocar se sobrepõem novas concepções de arranjo, de harmonia, de improvisação e das interpretações instrumentais e vocais.

O universo que serve de inspiração ao Conversa Ribeira abrange desde melodias folclóricas e modas compostas ou gravadas por grandes artistas da música caipira de raiz, até novas composições de autores contemporâneos.

Inclui também canções de artistas consagrados da música brasileira que não são propriamente caipiras, mas valorizam as culturas do interior do Brasil. Assim, em seus dois CDs, “Conversa Ribeira” (2008) e “Águas Memórias” (2013), e em suas apresentações, obras de grandes compositores e intérpretes caipiras como João Pacífico, Raul Torres, Alvarenga, Ranchinho, Tião Carreiro e Almir Sater, entre outros, dividem espaço com as composições dos próprios integrantes do trio e, também, de artistas universais como Villa Lobos, Milton Nascimento e Dorival Caymmi.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Trio Conversa Ribeira

Dias 13, às 20h, e 16 de fevereiro, às 19h

Ingressos: R$ 5,00

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Site: www.fundecsorocaba.com.br/novo



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.