21/10/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa OS2 Comunicação
Apresentações acontecem nos dias 24 e 27 deste mês
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba apresenta neste mês de outubro o concerto “Uma Noite na Ópera”, com a participação de dois solistas líricos, Camila Titinger e Rinaldo Leone. As apresentações serão nos dias 24, às 20h, e 27, às 19h, na Sala Fundec. A partir deste mês, os concertos de domingo da Orquestra serão sempre às 19h.
O concerto “Uma Noite na Ópera” será em homenagem ao bi-centenário do nascimento de Giuseppe Verdi, com as peças “Una furtiva lacrima”, ária de tenor de Gaetano Donizetti; “Intermezzo”, de Pietro Mascagni; “Si, mi Chiamano Mimi” e “O Mio Babbino Caro”, árias de soprano de Giacomo Puccini; abertura de “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Antonio Rossini; “Libiamo” e a abertura da ópera "A Força do Destino", de Giuseppe Verdi, entre outras.
“Eu sempre procuro montar uma programação artística variada para atender a todos os gostos musicais. Outubro foi reservado para a ópera e escolhemos este título para distinguir estes dos demais concertos”, diz o maestro Eduardo Ostergren, regente da Sinfônica de Sorocaba.
As apresentações serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Lazer.
Sobre os solistas
Camila Titinger, de 23 anos, é natural de São Paulo. Começou a carreira artística aos 10 anos como atriz e cantora mirim, fazia parte do elenco do Programa Gente Inocente, da Rede Globo. Em 2001, foi revelação no programa Criança Esperança e no mesmo ano lançou o primeiro CD. Ela estudou canto na ULM – Universidade Livre de Música (atual Emesp), fez parte do Coro Juvenil da Osesp (Orquestras Sinfônica do Estado de São Paulo) e entrou para a classe de canto na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ingressou para o curso Ópera Studio na atual Emesp, mais recentemente, para a Academia de Ópera do Theatro São Pedro.
Camila venceu o concurso Maestro Carlos Gomes, como melhor voz feminina e também o concurso de Canto Lírico "Maracanto". Ela ainda foi finalista no “V Prêmio Visa MPB Edição Vocal”. Dentre os selecionados no Concurso Maria Callas, destacou-se e recebeu o prêmio de interpretar a personagem Gilda da Ópera Rigoletto, o Prêmio Especial do Público e o Prêmio Especial Teatro Della Fortuna de Fano (Itália).
Rinaldo Leone é de Guarulhos e formou-se em engenharia pela FESP (Faculdade de Engenharia de São Paulo), mas abandonou a carreira em nome da música. Recebeu orientação vocal de Benito Maresca e Isabel Maresca e estudou História da Ópera com Lauro Machado Coelho.
Interpretou Fritz Kobus, em “L’Amico Fritz”; Camillo de Rosillon, em “A Viúva Alegre”; Canio, em “I Pagliacci”; Peri, em “Il Guarany”; Turiddu, em “Cavaleria Rusticana’; Pinkerton, em “Madama Butterfly’; Ismaelle, em “Nabuco”; Alfredo, entre outros.
Trabalhou sob a batuta de regentes como Achile Picchi, Pino Onnis, Roberto Duarte, Mauro Wrona, Emiliano Patarra, Luís Fernando Malheiro e regisseurs como Iacov Hillel, João Malatian, Eduardo Frin, Francisco Mayrink, Elisa Mendes, Margareth Galvão.
Participou das montagens de Sanson et Dalila, Tanhäuser, Eugene Onegin, La Traviata, La Boheme, Fidelio, Falstaff, Olga, e de concertos sinfônicos com obras de Mahler, Puccini, Verdi, Brahms, Orff no Teatro Municipal de São Paulo, onde foi membro do Coral Lírico Municipal por 15 anos.
Foi solista em diversos concertos à frente da Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de nomes como Mário Zaccaro e Júlio Medalha. Cantou em masterclasses de Magda Olivero (Itália), Jaime Aragal (Espanha), Kalud Kaludov (Rússia).
Em 2011 cantou “Il Guarany” com a Orquestra Sinfônica da Bahia e no Teatro Municipal de São Paulo (vesperais líricas) e “I Pagliacci”, com a Orquestra Camerata Câmara SESI, no Espírito Santo. Em 2012, ainda com a OSBA, cantou “D. José”, em Carmen, e “Turiddu”, no Festival de Ópera de Belém. Também cantou com o barítono Renato Bruson, na série “Grandes Vozes”, no Theatro de São Pedro.
Atualmente trabalha seu repertório e técnica vocal com maestro Vitor Philomeno e Graziela Araya (Chile).
Serviço
Concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba
Dias 24 de outubro, às 20h; 27 de outubro, às 19h
Ingressos: R$ 5,00
Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)
Telefone: (15) 3233-2220
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.