Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

13/6/2012 - Sorocaba - SP

Sociólogo suiço abre o Seminário de Educação




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O sociólogo Philippe Perrenoud, professor nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação nas faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra, é uma das principais atrações do 14º Seminário Internacional de Educação, de Sorocaba.

Considerado referência no universo educacional, tanto para alunos como aos professores, Parrenoud faz a conferência de abertura do seminário, às 19h30 do dia 11 de julho. O professor é sempre lembrado em qualquer discussão séria sobre temas como a formação (de alunos e professores) para as competências, ciclos escolares e pedagogia diferenciada. No Brasil, suas idéias sempre exerceram grande influência.

Seu pensamento serviu de base para os novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), estabelecidos pelo MEC durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Conforme ressalta a coordenadora do seminário, a professora Roseli Arruda, por sua influência na educação, o sociólogo é um dos autores mais lidos no país.

A 14ª edição do evento traz como tema "Educação e Interação" e a expectativa é a de que as 1.500 vagas oferecidas se esgotem rapidamente. Até a tarde desta terça-feira (12), haviam pouco mais de 700 vagas disponíveis. O Seminário acontece no auditório do Lar Escola Monteiro Lobato, entre os dias 11 e 13 de julho.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, as conferências se desenvolvem na mesma linha dos anos anteriores, sendo cada palestra mediada por uma personalidade da cidade. São duas palestras no período da manhã e outras duas a tarde.

No dia 12 as conferências abordam: "Comunicação Interpessoal: É Conversando que a Gente se Entende", com Leila Ferreira, mestre em comunicação pela Unversidade de Londres; na sequência, Jairo Bauer, fala sobre "Comportamento Jovem na Internet"; "O Papel do Educador Dentro dos Desafios e Possibilidades", é o tema da palestra de Tião Rocha, antropólogo e educador. Encerrando o primeiro dia da conferência, Dado Shineider fala sobre "A Educação Muda, A Palestra Muda".

Na sexta-feira (13), os temas abordados serão: "A Interação Professor-Aluno como centro do Fazer Pedagógico", com a psicóloga e consultora Rosely Saião. Educador e facilitador de aprendizagem, Julio Machado abordará: "Escola: Espaço de Viver e Conviver. Escola: Lugar de se Fazer o Pão. Para Aprender e nos Nutrir e a Compartilhar"; Ator e diretor, com mais de 50 anos de vida artística, Antonio Abujamra, abre a última das conferências, destacando a "Educação e Cultura, a Voz do Provocador". Oscar Shimidt, considerado o maior jogador de basquete brasileiro de todos os tempos, encerra o 14º Seminário Internacional de Educação, com a palestra: "Como Tornar o Impossível, Possível".

Conforme ressalta a professora Roseli Arruda, o valor da inscrição é de R$300,00, sendo que professores da educação básica das escolas públicas de Sorocaba terão direito a 50% de desconto no valor da inscrição, desde que comprovem atuação na rede. O mesmo desconto terão os estudantes universitários, desde que apresentem a carteirinha da faculdade/UNE. Estão inclusos no valor: certificado de participação, 2 cafés da manhã e 2 almoços.Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2237. Para se inscrever, é só clicar aqui.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.