“Vivas”
Visando articular agentes e projetos culturais, sugerir maneiras de aproveitar a cidade e propor novos usos para os espaços públicos, os projetos “Viva” – “Viva a Praça”, “Viva o Centro” e “Viva o Bairro”, partem da ideia de uma política cultural firmada na hipótese da centralidade da cultura para as políticas públicas, tendo como fundamento a busca de soluções culturais inovadoras para a vida em comum na cidade. Neste contexto, a cidade e os espaços locais, são vistos como ambientes privilegiados da elaboração cultural em constante evolução, constituídos em âmbitos de diversidade criativa.
Por isso mesmo, a Secult lança no próximo sábado (2) o “Viva o Bairro”; uma ação plural que envolve artes cênicas, música, oficinas e espaços infantis às comunidades de três bairros, simultaneamente. Os três primeiros serão o Parque São Bento, bairro Ana Paula Eleutério e Parque Vitória Régia. “Durante toda a tarde, das 14h às 18h, em três pontos distintos, a população terá acesso à variadas formas de cultura, interativa e de graça”, explicou a secretária da Cultura, lembrando que o projeto circulará todo o município.
Com as comemorações dos 360 anos de Sorocaba, também, volta à agenda da Secult o “Viva o Centro”, que acontece na Praça Frei Baraúna, nos moldes da cultura inclusiva e multifacetada. O projeto que por seis meses ocupou aquele espaço e atendeu a milhares de pessoas volta no domingo (3), das 14h ás 18h, com espetáculos, performances e espaços de descanso e relaxamento.
Ainda aos finais de semana, a Secult mantém o “Viva a Praça”, no Parque Campolim e no Parque das Águas com muita música e atividades de lazer. Para Jaqueline Gomes, “a cidade deve ser concebida como um lugar privilegiado e as políticas públicas devem fomentar a diversidade e a pluralidade, possibilitando a convivência das mais diversas formas de expressão. “Neste sentido, a participação na vida cultural passa a ser uma esfera pública fundamental, relacionando o âmbito local e o global, a memória e a inovação, num debate criativo, dinâmico e constante”, afirmou.
5 palcos
Neste sentido, democratizando e ampliando os espaços de convivência, Sorocaba terá a montagem de cinco palcos para a realização de shows de toda natureza. No Parque Vitória Régia; na Vila Formosa, no Jardim Ipiranga, na área do antigo Matadouro e no Paço Municipal a população terá, de graça, espetáculos de música, de dança e outras performances. Nomes como Jota Quest, Negra Li, Alma Gaudéria, Rogério Koury, Mariamadame, Hugo Rafael, Batucada Groove, Márcia Mah e Banda Hai Kai ocuparão essas áreas para levar diversão e alegria ao público.
A agenda de eventos ainda ocupará espaços como o Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas” e a Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, além de parques e museus com exposições de artes plásticas, mostras fotográficas, performances de toda natureza e abertura de acervos iconográficos e musicais.
As tradições estarão presentes na celebração por meio de festas gastronômicas e culturais, com participação de grupos gaúchos, tropeiros, nipônicos, espanhóis, italianas, árabes e nordestinos.
Saiba mais sobre o aniversário de Sorocaba e a agenda de eventos consultando o site Sorocaba 360 Anos.