Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/6/2014 - Sorocaba - SP

Sorocaba dobrará área preservada de Mata Atlântica e Cerrado até 2016




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 
O dia 4 de junho marcou o segundo aniversário do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) “Alexandre Beldi Netto”. O espaço é mantido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de um programa público de incentivo a inovação.

A estrutura física, um prédio de 12 mil m² de área construída, sendo destes, quase totalmente tomado por empresas e universidades residentes. A iniciativa visa criar um ambiente propício a parcerias entre diferentes instituições, desenvolvendo pesquisa e transformando o conhecimento em negócio.

Somos inovadores por natureza. Sorocaba tem o primeiro Parque Tecnológico do Brasil que conta com seis universidades instaladas com a possibilidade do compartilhamento de laboratórios e parcerias com as empresas da região”, comenta o presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba (EMPTS) Anésio Lima

O Parque Tecnológico de Sorocaba trabalha no conceito de Triple Helix, incentivando a aproximação das empresas, universidades e o Poder Público, seja por meio da Prefeitura ou mesmo os Governos Estaduais e Federal.

“Podemos acompanhar o crescimento físico do PTS, porém o mais importante é a mudança e o ambiente de inovação na cidade. Estamos ainda no meio do processo, porém, nosso futuro é bastante promissor”, afirma Marcelo Ferreira, coordenador de operações técnicas do Parque Tecnológico.

Atualmente, desenvolvem pesquisas no Parque Tecnológico oito empresas: Bardella, BioSpace, CCDM, C.E.S.A.R, I.Q.A., FIT, Mentore, Metso. Estão em fase de instalação: DORI e GreenWorks. Além das residentes, estão em operação as empresas incubadas Contim, DSEED Engenharia, Ferrari Laser, Focus, HBL, MagWind, Mobil, Seip 3 e Rabisquedo, WindTech. 

Entre as universidades, estão em operação os laboratórios da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Sorocaba (Uniso) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). O laboratório da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em parceria com a Scania, está em fase de instalação.

Ao todo, cerca de 100 profissionais trabalham diretamente no PTS, incluindo as empresas, universidades ou mesmo na administração do local. 
O Parque Tecnológico, em parceria com a Secretaria da Educação de Sorocaba (Sedu), desenvolve uma política pública de estímulo a inovação por meio de visitas monitoradas. O “Turma da Inovação” aborda o desenvolvimento de produtos, a inovação das coisas e curiosidades sobre utensílios que fazem parte do nosso dia a dia como, por exemplo, a TV e o telefone.

Todos os dias, alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública visitam o Parque Tecnológico, recebem material didático, assistem a um desenho animado, percorrem os corredores e tem acesso a uma exposição do Museu da Computação e Informática (MIC) de Sorocaba e ainda um laboratório da Lego Zoom, onde a inovação é exercitada.

Até o mês de outubro, cerca de cinco mil crianças participarão das atividades. “Nossa meta agora é ampliar o programa para os alunos do ensino médio, escolas técnicas e também os universitários”, afirma o presidente da EMPTS, Anésio Lima.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado à Av. Itavuvu, 11.777, Zona Norte – altura do Km 94 da Rodovia Castelo Branco. Informações pelo telefone (15) 3316-2323.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.