10/8/2015 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Nova unidade é a segunda do tipo no município e funciona 24 horas
Sorocaba ganhou mais um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III voltado ao atendimento a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Funcionando desde o início da semana na Rua Finlândia, 46, Jardim Europa, a unidade – denominada “Alegria de Viver” – foi oficialmente inaugurada, nesta sexta-feira (07), pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi, que representou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio no evento.
A nova unidade é a segunda do gênero na cidade – a quarta inaugurada pela atual administração – e passa a integrar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), sendo administrada por meio de parceria entre a Prefeitura e a Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba (APIS – Jardim das Acácias).
“Este novo CAPS 24 horas de Sorocaba não poderia ter um nome melhor, já que este realmente este é um dia muito alegre para nossa cidade, pois é mais um passo que damos no processo de desinstitucionalização e de humanização no atendimento na área de saúde mental do município”, comentou Edith, lembrando inclusive que o nome do novo CAPS III foi escolhido após sugestões dos próprios usuários da unidade, sendo que o vencedor, “Alegria de Viver”, foi sugerido por Maria Aparecida de Góes, conhecida como Cidinha.
Durante a cerimônia de inauguração, o secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, destacou que Sorocaba vive um momento histórico na área da Saúde Mental. “Estamos transformando a RAPS do município numa longa batalha, mas com certeza ela será vencedora”, disse Fernandes, que aproveitou para agradecer o empenho e a confiança do prefeito Pannunzio em sua equipe no processo de desinstitucionalização.
De acordo com a coordenadora da nova unidade, Vanessa Coelho, a unidade está atendendo 1.016 pacientes, sendo que 1.006 foram transferidos do CAPS II que funcionava na Rua Dr. Armando Salles, no Trujillo, e encerrou sua atividades. “Transformamos aquele CAPS, que era do tipo II, em CAPS III, transferindo-o para o Jardim Europa, com instalações bem mais amplas”, conta.
A coordenadora da Área de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SES), Mirsa Elizabeth Dellosi, explica que o CAPS III “Alegria de Viver” proporciona serviços de atenção continua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando também retaguarda clínica e acolhimento noturno. Os encaminhamentos poderão ser feitos por outros pontos da RAPS, tais como: Samu, Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Também é porta aberta, pois alguém que espontaneamente procurá-lo será acolhido e encaminhado”, diz.
O novo CAPS III possui seis leitos para usuários, sendo três femininos e três masculinos para o acolhimento noturno, que é de curta permanência, variando entre um a quinze dias.
RAPS de Sorocaba
O secretário da Saúde explica que essa nova unidade está formando um mapa de Saúde Mental, planejado pela SES com nove CAPS no total, sendo um de cada tipo para cada Regional de Saúde do município: um CAPS III, um CAPS III AD (Álcool e Drogas), e um CAPS IJ (Infanto-Juvenil). “Até dezembro devemos fechar esse mapa com a inauguração de mais dois CAPS”, diz Fernandes.
“Somando os CAPS, as atuais 26 Residências Terapêuticas (RTs), os dez leitos de psiquiatria da Santa Casa, mais as Unidades de Acolhimento e ainda o Consultório de Rua, vemos que demos um passo importante importantíssimo em termos de saúde mental. Pretendemos fechar o mapa de Saúde Mental, se possível, ainda com mais cinco RTs para que a gente possa continuar promovendo a desinstitucionalização no município, colocando um ponto final nesse processo em 2016, com o encerramento das atividades do Hospital Vera Cruz. Esta é a nossa meta”, completa o secretário.
Também participaram da cerimônia de inauguração do CAPS III “Alegria de Viver”: o vereador Luís Santos, representando a Câmara de Sorocaba; o secretário chefe de Gabinete do Poder Executivo, Rodrigo Maldonado; o presidente da APIS – Jardim das Acácias, Marcos Alencar, e o presidente do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.