14/6/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa
Jovens sócios da agência Momm trazem para a publicidade modelo inovador de gestão de marcas.
“A melhor maneira de prever o futuro é fazê-lo”. Foi com esse pensamento que os jovens Vitor Guebert, 31, Pascoal Fioravante, 30, e Gustavo Freitas, 27, deixaram carreiras ascendentes para investir no próprio negócio.
Formados em publicidade e propaganda, Pascoal e Vitor estudaram juntos e, após trabalharem anos na área, uniram-se a Gustavo, formado em design gráfico e atuando em São Paulo, para montar a Momm, a primeira agência de branding de Sorocaba (SP).
Há poucos meses na cidade, a empresa chega com a missão de transformar marcas em estilo de vida. “Poucos percebem, mas uma marca não é apenas um logo, um produto ou um serviço, mas, sim, um sentimento visceral, que a pessoa tem em relação àquele produto, serviço ou organização. Por exemplo, quem bebe Coca-Cola não está bebendo apenas um refrigerante, mas a imagem de felicidade que a marca transmite”, explica Gustavo.
O nome Momm surgiu em alusão à palavra em inglês “mom”, que significa mãe. Já pelo nome, os jovens empresários queriam transmitir a ideia de que a agência é capaz de “criar” marcas, cuidar delas e fazer com que se desenvolvam. “Bem como uma mãe faz com um filho”, relacionam os sócios.
Os publicitários contam que a agência, mesmo nova, já venceu importantes desafios, como o de planejar e executar a campanha de lançamento do Espaço Pax, um novo conceito em velório trazido pelo cemitério Pax. “Fazer com que as pessoas lembrem-se do local, sem relacionar à morte, foi uma grande tarefa, mas nós conseguimos e, hoje, o Pax é lembrado pelo acolhimento que oferece às famílias nos momentos difíceis”, diz Pascoal.
O trabalho de branding vai, desde definir como será a identidade visual de uma empresa, até a forma como os clientes serão recebidos. “Pensamos em tudo. Em como os funcionários vão se vestir e se portar, qual a identidade sonora, o cheiro que a loja vai ter, as cores, entre outros detalhes que ficam na memória do cliente”, detalha Pascoal.
Mesmo bastante conhecido nas capitais, no interior, o branding ainda é novidade. Para Vitor, é preciso que o mercado entenda que a criação de um logotipo é apenas uma parte do processo de construção de uma marca. “É preciso um planejamento completo, com análise e levantamento de mercado, de forma que a empresa consiga construir uma marca forte, capaz de agregar valor financeiro para o seu negócio”, garante.
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