Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/4/2012 - Sorocaba - SP

Sorocaba ganha um triturador de resíduos de construção civil para o Aterro de Inertes




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Na manhã desta quarta-feira (4), o secretário estadual do Meio Ambiente (SMA), Bruno Covas, recebeu em seu gabinete o prefeito Vitor Lippi e demais autoridades das cidades melhores colocadas no Programa "Município Verde Azul", anunciado na última segunda-feira, para um encontro e entrega de premiação.

Pela certificação e pela ótima classificação de Sorocaba no programa, a Prefeitura ganhou recurso no valor de R$ 350 mil para a aquisição de um triturador de resíduos de construção civil grande. O equipamento será utilizado no Aterro de Inertes e, assim, melhorar ainda mais a gestão de resíduos sólidos na cidade.

Na classificação geral do "Município Verde e Azul", Sorocaba ficou na terceira posição, com 95,62 pontos. Em primeiro ficou o município de Santa Fé do Sul, com aproximadamente 28 mil habitantes, com 96,98 pontos e, em segundo, Viradouro (18 mil habitantes), que recebeu 95,84 pontos. "Nós estamos muito satisfeitos. Isso mostra a preocupação do Governo do Estado em reconhecer e premiar as melhores práticas dos municípios paulistas", agradeceu Lippi. Sorocaba também recebeu o prêmio "Franco Montoro" por ser a melhor classificada entre as 34 cidades integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

O recurso foi dado pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). "Além do reconhecimento pela conquista da terceira melhor nota do Estado e o primeiro lugar entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, nós fomos premiados com uma verba para a compra desse triturador para ampliar nossa capacidade de dar o destino ambiental correto para o entulho da cidade, que tem um volume muito grande", explicou o prefeito.


A SMA deu algumas opções de equipamentos como prêmio às prefeituras vencedoras, desde caminhão coletor de lixo, tratores, equipamentos de manutenção de estradas até a trituradora. "Essa foi a melhor escolha para atender as nossas necessidades, já que no Aterro de Inertes a nossa trituradora é cedida por uma empresa da cidade", explicou Lippi, lembrando que o equipamento será comprado e instalado ainda neste ano. Para isso, a Prefeitura aguarda a liberação da verba para iniciar a licitação e, também, providenciar as devidas licenças ambientais.

Aterro de Inertes

Inaugurado em 2006, o Aterro de Inertes funciona em uma área de 203,9 mil m² na Avenida Valentin Stebile, em frente ao Centro de Distribuição de Peças da General Motors (Zona Industrial). O local recebe diariamente, em média, 1.300 m³ de restos de construção civil (cerca de 31 mil m³ por mês).

Desde então, a Prefeitura recebeu em comodato o equipamento para triturar entulho da Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda., enquanto que a recicladora de galhos foi cedida pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL).

Além dos benefícios ambientais, já que esse trabalho resulta em aumento de vida útil do aterro, a iniciativa da Prefeitura também traz benefícios sociais, uma vez que reduz os custos de serviços públicos e gera renda a egressos do sistema prisional e familiares, por meio de convênio com a Fundação de Amparo ao Preso "Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap).

Os restos de construção civil, após serem triturados, se tornam pedriscos e são utilizados como reforço na base de asfalto em obras de pavimentação, construção de calçadas e na manutenção de vias de terra. Já os resíduos de madeira, galhos e folhagens geram cerca de 1.300 m³ de composto orgânico por mês, destinados a serviços de paisagismo em praças, jardins e áreas verdes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.