22/7/2014 - Sorocaba - SP
“Sorocaba Integra” será lançado no Vitória Régia nesta terça-feira
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Nesta terça-feira (22), às 14h, o Projeto “Sorocaba Integra” será lançado no Parque Vitória Régia. Esse primeiro encontro do Poder Público com a rede de serviços e lideranças do bairro será realizado na EM “Profª Norma Justa Dall’Ara”.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as Secretarias da Educação (Sedu), Saúde (SES) e Esportes e Lazer (Semes), a iniciativa municipal tem como proposta ampliar o processo de integração social dos serviços em oito bairros de Sorocaba, através da ação articulada em uma rede comunitária, para reduzir não somente o consumo de crack e outras drogas, mas também de outras vulnerabilidades sociais.
Os bairros que fazem parte do “Sorocaba Integra” são: Aparecidinha, Ana Paula Eleutério, Brigadeiro Tobias, Centro, Jardim Ipiranga, Nova Esperança, Parque São Bento e Parque Vitória Régia.
A primeira etapa do projeto teve início no mês de maio. As equipes da OSCIP Lua Crescente – a instituição que desenvolve o projeto - identificaram as vulnerabilidades de cada bairro e as potencialidades, redes de apoio e as lideranças comunitárias. Nesta segunda etapa, essas lideranças e a rede de serviços, já identificadas e mapeadas, estão sendo convidadas a integrar ao projeto e receberão uma formação na metodologia do tratamento comunitário.
A aula inaugural acontecerá no dia 12 de agosto, às 14h, no auditório da Sedes, com a presença de representantes de todos os bairros.
Serão realizados dois encontros mensais, sendo um para formação teórica e outro para a gestão compartilhada de casos, além de atividades práticas pelas quais os participantes serão estimulados a desenvolver nos bairros. No final do projeto, todos receberão certificado. Esta articulação poderá auxiliar no atendimento de casos pontuais de modo integrado, dando uma atenção maior e com mais eficiência e eficácia a cada caso que, isoladamente, tem resultados menos satisfatórios.
Além disso, a Lua Crescente dará suporte ao desenvolvimento de projetos de prevenção ao uso de drogas nas escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), igrejas, Centros Esportivos e demais espaços públicos ou de grande concentração de pessoas, desenvolvendo inclusive oficinas de geração de renda.
No dia 24, às 9h, o “Sorocaba Integra” será lançado na EM “Prof. Avelino Leite de Camargo”, no Nova Esperança. No dia 29, às 9h, será a vez da comunidade de Aparecidinha conhecer o “Sorocaba Integra” na UBS do bairro. Ainda em julho, no dia 31, às 14h, o projeto será lançado na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro. Por último, em agosto, no dia 5, às 9h, a Prefeitura lançará a iniciativa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jardim Ipiranga e, às 14h, no Cras do Parque São Bento.