Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

3/9/2013 - Sorocaba - SP

Sorocaba mostrará experiência na arborização urbana em Seminário Nacional do Iclei




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Sorocaba participará do Seminário Nacional: Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono e Cidades Brasileiras Sustentáveis, em Recife (PE). O encontro faz parte do Urban LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes), projeto internacional criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia e que tem o Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade como principal implementador. Sorocaba será um dos municípios participantes e mostrará a sua experiência na questão da arborização urbana.

Organizado pelo Iclei em parceria com a Prefeitura de Recife, o evento tem como objetivo aproximar os gestores públicos locais e a sociedade civil do debate sobre as mudanças climáticas e reunirá representantes da ONU-Habitat, Iclei, pesquisadores da UFPE e da UFRJ, Governo de Pernambuco, prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), Betim (MG), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Todas as cidades integram o programa Urban LEDS, que visa ao desenvolvimento sustentável e é realizado pela ONU também na África do Sul, Índia e Indonésia.

A palestra de abertura será ministrada por Francis Lacerda, meteorologista e doutoranda em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos, com o tema "As mudanças climáticas no Brasil", quando ela contextualizará as políticas brasileiras em vigência para a área e as ações já desenvolvidas. Em seguida, será realizada a exposição "Desenvolvimento Urbano no Contexto das Mudanças Climáticas: Desafio e Oportunidades para o Recife".

Já à tarde, será a vez dos representantes das cidades fazerem suas apresentações. O diretor de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (Sema), Vidal Dias da Mota Junior, falará sobre a experiência da arborização urbana no município.

Na ocasião, ele apresentará ações como projetos de requalificação dos espaços urbanos e integração de políticas de educação ambiental, de recuperação de áreas degradadas, de tratamento dos esgotos, da implantação de uma rede de mais de 100 quilômetros de ciclovias, dos plantios realizados com a participação da comunidade, da produção socioambiental de mudas e da revitalização do rio Sorocaba.

"Além de mostrar o trabalho que temos feito em Sorocaba, esse evento possibilitará a troca de experiência. Com isso poderemos ver as práticas que estão dando certo e assim aperfeiçoar cada vez mais a nossa gestão", destaca Vidal. "Além disso, vamos agregar valor, pois estamos trabalhando com uma rede de cidades que estão procurando fazer a diferença na sua gestão pública, qualificando o poder público para se adaptar e criar medidas de proteção perante a essa questão das mudanças climáticas", completa.

Além de Sorocaba, representante de Fortaleza (CE) falará sobre a gestão dos Resíduos Sólidos; Belo Horizonte (MG) detalhará seu projeto de construções sustentáveis; Betim (MG) fará uma exposição sobre energias renováveis locais; Rio de Janeiro (RJ) terá como tema Políticas de Mudanças Climáticas; e Porto Alegre (RS) vai abordar História e Futuro de Sustentabilidade.

Já na quarta-feira (4), serão realizados workshops. Um deles será sobre a Elaboração de Inventário de Gases do Efeito Estufa e Troca de Experiências entre Cidades Brasileiras. A atividade visa promover um intercâmbio para a construção de um instrumento com processos comuns entre as cidades integrantes do Urban LEDS no Brasil. Sorocaba já está elaborando o seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

 

Sobre o Urban LEDS

 

Com 6,7 milhões de euros disponíveis, o projeto Urban LEDS será desenvolvido até agosto de 2015 em quatro países de economia emergente: Brasil, África do Sul, Índia e Indonésia. Sorocaba foi uma das oito cidades brasileiras escolhidas para participar da iniciativa da ONU-Habitat.

O objetivo do Urban LEDS é programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município, com destaque aos emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.

Essa plataforma interligará uma cidade modelo em inteligência climática a diversas cidades satélites, além do intercâmbio com municípios parceiros da Europa e também de outros países emergentes, por meio da transferência de conhecimento técnico, tecnologias, inovação, pesquisa e financiamento.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.