15/3/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Sorocaba foi destaque nesta quarta-feira (14) na programação do 6º Fórum Mundial da Água, que acontece em Marselha, na França, até este domingo, dia 18. Isso porque a palestra realizada pelo prefeito Vitor Lippi, no principal auditório do evento, chamou a atenção de vários prefeitos do mundo todo, presentes na "Conferência Internacional de Autoridades Locais e Regionais pela Água", dentro da sessão denominada "De Istambul a Marselha: Autoridades Locais e Regionais fazem as coisas acontecerem".
Lippi realizou uma apresentação no Parc Chanot – local onde o Fórum está instalado - e contou toda a trajetória da despoluição do Rio Sorocaba. Destacou também as ações desenvolvida pela Prefeitura na integração do rio com a população, como a construção dos parques, das ciclovias, do trabalho de educação ambiental, os Megaplantios, o trabalho de semeadura de mudas realizado no presídio "Danilo Pinheiro" e a colaboração dos integrantes da Cooperativa de Egressos do Sistema Prisional (Coopereso), que cuidam dos parques e do crescimento das futuras árvores.
Ao da palestra de Vitor Lippi, prefeitos de cidades de vários continentes, como o de Kampala (Uganda), fizeram perguntas relativas à gestão deste grande programa de "Despoluição do Rio Sorocaba" e elogiaram o trabalho da cidade brasileira. Cameroun Abdalmasih, prefeito de Beit Sahour, na Palestina, chegou a dizer, ao fim da sessão, "que invejava o trabalho que vem sendo realizado pelos brasileiros" e colocou Sorocaba como exemplo para o mundo todo.
Minutos antes da apresentação de Lippi no Fórum Mundial das Águas, também nesta quarta-feira, a assessora técnica das Águas da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rosa Mancini, realizou uma abordagem sobre o trabalho do "Pacto das Águas". "Humildemente, acho que nós, de fato, contribuímos muito para as 1.070 assinaturas obtidas até hoje pelo 'Pacto de Istambul', por conta do 'Programa Pacto das Águas'. O que nós queremos é que a política de recursos hídricos no Brasil avance e, para isso, é fundamental o trabalho dos municípios na gestão da água. Tivemos aqui a presença de 50 signatários do 'Pacto de Istambul' assistindo as nossas palestras e mostrando interesse em nosso trabalho. É um grande orgulho", destacou.
Os prefeitos das cidades paulistas de Bocaina, Campo Limpo Paulista, Palmital, Bilac, Regente Feijó e Narandiba, prestigiaram a apresentação como representantes dos signatários do "Pacto das Águas". "A gente não tinha noção da magnitude deste evento e agora sabemos o quanto é importante o cenário brasileiro com a preocupação relativa à gestão da água. Vitor Lippi nos representou muito bem; mostrando a importância de um investimento para a melhoria da qualidade de vida da população, por meio de um trabalho ambiental sério como este", salientou Kiko Danieletto, prefeito de Bocaina.
Troca de Experiências entre as Américas
Ainda nesta quarta-feira, Vitor Lippi participou de um importante diálogo com representantes das Américas, falando mais uma vez do trabalho realizado em Sorocaba. Neste encontro, o prefeito de Sorocaba falou um pouco de sua experiência na administração em uma conversa com o deputado de Honduras, Marlo Lara, a senadora americana Karen Fraser, o senador brasileiro Rodrigo Rollember, o secretário de Água e Meio Ambiente do Estado de Morelos, no México, Fernando Maerello, a deputada equatoriana Evelyn Falconi. A reunião foi durante a sessão "Água para economia americana e desenvolvimento social e sustentável".
"Considero da maior importância esta troca de experiências. Fiquei muito impressionado com o depoimento do prefeito de Sorocaba neste grande evento internacional, que mostra que quando há vontade política e o envolvimento da população é possível avançar bastante", contou o senador Rollemberg.
A juventude no Fórum Mundial da Água
Nesta quarta-feira também foi dia de despedidas em Marselha. Isso porque aconteceu o encerramento das atividades voltadas para a juventude dentro do Fórum Mundial da Água.
Para Clara de Lima Jorge, 17 anos, de Sorocaba, a experiência de participar de um evento deste nível será, com certeza, inesquecível. "Achei muito bacana a proposta do Fórum em ouvir o que os jovens têm a dizer; interessando-se pelo nosso ponto de vista. É muito bom compartilhar experiências e saber o que acontece nos outros países. O que temos de comum e de diferente", relatou.
O paulistano Gabriel Pires, 17 anos, também aprovou a oportunidade. "Aqui, conhecemos muitas pessoas e discutimos o papel da água, que é o nosso bem comum. Foi muito bom trocar informações com gente de toda parte do mundo. Vou levar para o Brasil muitas amizades, experiências, novidades, fotos e a lembrança das boas coisas conquistadas, graças a este importante evento", finalizou.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.