18/10/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Museu de Arte Contemporânea (Macs), oferecerá um programa de residência destinado a artistas, que proporcionará aos selecionados uma imersão em sua produção e a elaboração de obra inédita. O edital de chamamento para os interessados será publicado no Jornal do Município de Sorocaba desta sexta-feira (18).
Chamado de "Residência dos Artistas", a iniciativa irá selecionar dez artistas, que durante dez dias ficarão residentes na Fazenda Ipanema com a proposta da produzir obras inéditas para posterior leilão, revertendo a renda para os projetos do Fundo Social.
"O objetivo desta parceria é o incentivo à pratica de atividades de intercâmbio e aprendizagem relacionadas à arte, bem como arrecadar fundos com a venda das obras realizadas para os projetos do Fundo Social de Solidariedade. A Residência dos Artistas é o primeiro projeto na cidade com este objetivo e o convênio da Prefeitura com o Macs e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade trarão benefícios significativos para todos os parceiros, bem como para toda a comunidade na produção artística voltada para as questões ambientais visando à sustentabilidade", explicou a idealizadora do projeto e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio.
A inscrição será realizada no período de 22 a 31 de outubro, através de e-mail encaminhado ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, endereço eletrônico macs@macs.org.br, e envio de material via sedex ou entregue pessoalmente na sede provisória do Macs, no Chalé Francês (em frente à estação ferroviária, no Centro). A seleção será feita levando-se em consideração a qualidade artística do trabalho realizado pelos artistas, através da análise de portfólios.
"Foi um prazer aceitar o convite do Fundo Social de Solidariedade para participar deste projeto. O Macs tem feito um trabalho de fôlego na cidade para divulgar a arte contemporânea das mais diversas maneiras e não poderia ficar fora deste edital. Iremos empenhar nossos esforços para que tenhamos um bom número de inscritos e possamos talvez divulgar novos nomes da arte contemporânea através do projeto. Por meio do convênio que assinamos com o Fundo Social e Flona Ipanema nos comprometemos a cuidar do lançamento do edital, escolha dos artistas residentes, exposição das obras realizadas e auxilio no leilão das mesmas para arrecadar fundos para o Fundo Social.", afirmou a presidente do Macs, Cristina Delanhesi.
Os portfólios deverão conter cinco imagens de trabalhos realizados nos últimos dois anos e cinco imagens de outros trabalhos que sejam relevantes para a compreensão do percurso do artista. Deverão conter, ainda, um currículo atualizado e comprovação de participação do candidato em pelo menos três exposições individuais e/ou coletivas.
O cronograma da residência dos artistas está organizado da seguinte maneira:
- Período de seleção de projetos: 1 a 11 de novembro de 2013
- Publicação dos artistas selecionados: 12 a 14 de novembro de 2013
- Período de comunicação dos artistas informando que eles foram selecionados: 18 a 20 de novembro de 2013
- Período da residência: 25 de novembro a 4 de dezembro de 2013
- Período de exposição na Fazenda Ipanema: 4 a 10 de dezembro de 2013
- Período de exposição no Macs: 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 2014
- Leilão: 1ª. semana de fevereiro 2014
Seleção dos participantes
A avaliação será realizada por uma Comissão de Seleção indicada pelo Macs, com o objetivo de verificar se o proponente cumpre as exigências previstas no edital.
Interessados podem entrar em contato com o Macs pelo telefone 3233-1692 para outras informações.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.