23/1/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Trata-se de pessoa que contraiu a doença em outra cidade e retornou doente, o que caracteriza que o caso é importado. Por isso, a Secretaria da Saúde (SES) reforça o alerta: Quem vai viajar deve redobrar a atenção e quem pretende ficar também. A orientação é combater sempre o mosquito Aedes aegypti e ficar atento ao aparecimento de sintomas por quinze dias.
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, confirmou nesta semana o primeiro caso de dengue da cidade, neste ano de 2012. A pessoa mora no Jardim Santo André, na Zona Norte e, em viagem para o Acre, contraiu a doença naquele Estado e retornou doente, o que caracteriza que o caso é importado.
"Embora o caso seja importado, este é um momento de alerta. Se esta pessoa for picada pelo Aedes aegypti na nossa cidade, ela vai começar a transmitir a doença aqui. Por isso, reforçamos a importância em se manter os cuidados preventivos, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor", diz Consuelo Matiello, diretora da Área de Vigilância da Saúde.
Consuelo lembra, ainda, que a recomendação da Prefeitura de Sorocaba para que toda a população adote o sábado como o dia de combate à dengue, continua valendo. "Neste dia da semana, em que a maioria das pessoas tem um tempo livre, cada sorocabano deve vistoriar sua casa, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor. Aliás, agora que estamos no período de chuvas, os cuidados devem ser redobrados: qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado, as caixas d´água devem estar bem tampadas, as calhas desobstruídas", orienta.
Atenção com as viagens!
Este caso importado de dengue, também, é um alerta sobre os cuidados que devem ser tomados pela pessoa que pretende viajar. Antes da partida, é preciso verificar e eliminar objetos que possam acumular água em casa, principalmente na área externa.
E quem já viajou a locais onde estão sendo registrados casos de dengue, tem de ficar atento aos sintomas típicos da doença. Nos primeiros quinze dias, após o retorno do passeio, quem apresentar febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor generalizada pelo corpo e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele, deve procurar um médico e contar a ele que esteve viajando. "Esta avaliação deve ser feita o mais rápido possível para, se houver suspeita da doença, o médico providenciar a notificação obrigatória junto à Vigilância Epidemiológica, que irá garantir a realização do exame específico e das ações de controle para evitar que aquele caso se espalhe", explica Consuelo.
Operação especial
Neste sábado (21), a operação especial contra a dengue, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ), será realizada no Jardim Santo André. O bairro foi escolhido, justamente, pela confirmação, nesta semana, do caso importado da doença naquele local. A ação tem como objetivo, além de reduzir a quantidade de criadouros existentes nas residências, passar orientações sobre os sintomas da dengue e de como combater o mosquito transmissor.
Agentes das Seções de Controle de Zoonoses de Sorocaba percorrerão as ruas do Jardim Santo André, passando orientações e informações aos moradores sobre a dengue. O ponto de partida será a rua Benedito Nunes, na esquina com a rua Isis de Camargo Barros Martins. Integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso) também estarão presentes na ação, ajudando na coleta de todos os materiais que possam acumular água de chuva; como vasos, pneus e garrafas. O chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, lembra que não serão recolhidos móveis ou entulho. A operação será realizada das 8h30 às 14h, se não chover.
A Zoonoses informa que, assim que o caso foi confirmado, agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo) realizaram a operação de bloqueio no bairro.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.