Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

15/7/2013 - Sorocaba - SP

Sorocaba sediou Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), foi encerrado às 17h desta sexta-feira (12), o II Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação, realizado na Ufscar Sorocaba. Organizado por uma comissão formada por vários professores da Ufscar Sorocaba e da Esalq Piracicaba, o evento reuniu, desde a quarta-feira (10), os maiores especialistas do Brasil na área, para debater temas de extrema relevância para a biodiversidade e ações de conservação.

Conforme destaca Welber Senteio Smith, diretor da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, o simpósio coloca Sorocaba à frente das discussões sobre biodiversidade urbana que iniciou em junho com workshop sobre biodiversidade de Sorocaba e culminará com a publicação de um livro sobre o tema. "Esse simpósio fortalece as discussões sobre biodiversidade e conservação. Participam estudantes, técnicos, professores e pesquisadores", disse.

O evento de Sorocaba dá continuidade ao realizado em Goiânia em 2010, quando reuniu pesquisadores de várias partes do país para discutir temas atuais relacionados à conservação. No formato de palestras e mesas-redondas, durante três dias estimulou-se o debate e foram apresentadas pesquisas atuais em diversos ramos da ciência conservacionista, incluindo restauração, serviços ambientais, conservação ex-situ, conservação em áreas agrícolas, mudanças climáticas e políticas públicas em conservação.

O simpósio foi dividido entre workshops, palestras, debates e mesas-redondas, com a participação de aproximadamente 200 estudantes, além de profissionais e especialistas ligados ao setor. Entre os participantes, alguns nomes reconhecidos como o Dr. Eufran Ferreira do Amaral, da Embrapa de Rio Branco (AC). Ele proferiu palestra sobre o Sistema Estadual de incentivos aos serviços ambientais naquele Estado, conservando florestas produtivas.

Nesta sexta-feira, a programação começou às 8h30, com apresentação sobre "As Mudanças Climáticas", feita pela professora Kelly Cristina Polli Tonello, da Ufscar Sorocaba; "Mudanças climáticas e florestas", foi o tema da palestra proferida pelo professor Hilton Thadeu Zarate do Couto, da Esalq/USP Piracicaba. O professor Miguel A. Marini, da Universidade de Brasilia, falou sobre "Os efeitos das mudanças climáticas sobre a distribuição e conservação de aves do Cerrado.

O aquecimento global e mudanças climáticas: certezas e incertezas, foi o tema da palestra proferida pelo professor Tercio Ambrizzi, da USP-São Paulo. Na parte da tarde, teve Mesa-Redonda sobre Políticas Públicas em Conservação; palestra sobre "Legislação e políticas públicas para conservação da biodiversidade", com a professora Roseli Senna Ganem, consultora da Câmara dos Deputados.

Marco Legal e Estratégias de Restauração no Governo Federal foi o tema da palestra proferida por Fernando Coutinho Pimentel Tatagiba, chefe de gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Ministério do Meio Ambiente. No encerramento do II Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação teve a palestra "Qual o futuro da legislação ambiental no Brasil", com Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil. Logo em seguida aconteceu uma sessão de debates sobre o tema e encerramento do evento.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.