10/5/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira (dia 9) o Cartão Recomeço, destinado à recuperação voluntária de dependentes químicos de crack no Estado de São Paulo. Sorocaba será um dos 11 municípios contemplados com o programa. A data de início do programa ainda não está definida.
Para a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), que compareceu ao evento, em São Paulo, essa iniciativa é muito positiva. "Estou feliz por Sorocaba ser um dos municípios escolhidos, será muito interessante. Nós já possuímos a Política Municipal Sobre Drogas - o programa Entre Nós – e agora estamos aderindo ao Plano Crack, do Governo Federal. Com mais esse programa, vamos ampliar o número de vagas para nossa cidade", ressalta Edith.
Coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, da Justiça e Defesa da Cidadania e da Saúde, o Cartão Recomeço não será pago ao dependente ou à sua família, mas diretamente à entidade de tratamento por meio do cartão, que também servirá para controle de comparecimento ao tratamento. O valor disponibilizado pelo Governo do Estado será de R$ 1.350 por mês por paciente. A duração do benefício será de até 180 dias.
"As internações nas comunidades terapêuticas já são feitas aqui em Sorocaba. Temos convênio com duas entidades que realizam esse trabalho. Na verdade, esse benefício vai simplificar o sistema, pois não vai exigir a burocracia para se efetuar um convênio e teremos mais vagas para a cidade", explica a vice-prefeita. De acordo com a Secretaria da Juventude (Sejuv), no total há 85 vagas para internações voluntárias em comunidades terapêuticas, sendo: 65 no Grasa (10 femininas - a partir de 14 anos; 25 jovens masculinos - 14 a 29 anos; e 30 adultos masculinos); e 20 na Lua Nova (20 vagas femininas - a partir de 14 anos).
Segundo o programa, caberá ao município selecionar e encaminhar os pacientes às clínicas terapêuticas cadastradas e monitorá-los com uma periodicidade por meio da rede de Saúde Mental.
Inicialmente serão distribuídos 3 mil cartões entre os 11 municípios, que irão custear o atendimento em entidades escolhidas pelo Estado por meio de edital, que será publicado na próxima semana. Ainda não foi definido o número de vagas para cada cidade.
Além de Sorocaba, o benefício contemplará Diadema, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes. Para a escolha dos municípios foram utilizados os critérios de tamanho da rede de referência em assistência social e saúde, além da localização nas regiões-polo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.