Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

8/4/2013 - Sorocaba - SP

Sorocaba terá mais uma escola técnica até o final do ano




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Se depender do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, Sorocaba ganhará mais uma escola técnica a partir do segundo semestre deste ano.

 

O caminho neste sentido começou a ser trilhado na tarde desta sexta-feira (5) durante encontro com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/São Paulo (IF), professor Eduardo Antonio Modena. Por intemédio da deputada federal Iara Bernardi, Modena veio a Sorocaba para obter apoio da Prefeitura na instalação de um câmpus local.

Segundo informações da parlamentar, o  Ministério da Educação dá preferência em investimento na reforma de imóvel para viabilização de mais uma unidade educacional, em detrimento da destinação de área para edificação. Esse processo, mais longo, seria um segundo estágio da parceria.

Com isso, Pannunzio ofereceu ao IF ocupar parte da área da antiga Fepasa, cedido ao município pelo próprio governo federal. "Temos os prédios novos e antigos da administração, a praça e até o refeitório. Aquilo ali é maravilhoso e nossa ideia é aproveitar esse patrimônio para criar uma extensão da área central da cidade", disse Pannunzio ao explicar que, também, a cultura será privilegiada naquele espaço.

Assim como o MEC está disposto a investir em Sorocaba, também outros deputados federais estariam interessados em destinar recursos para a instalação da escola técnica federal que, num nível posterior, também englobaria cursos em nível Tecnológico e  Licenciatura.

Pannunzio além de assumir o compromisso de repassar a área à IF/SP, garantiu que o instituto terá uma área de mais de 40 mil metros quadrados, nas proximidades da Ufscar, para a instalação permanente do câmpus Sorocaba. "Já apoiamos a Fatec, a Unesp, a Ufscar. Não será diferente com vocês. Como Cidade Educadora, não vamos descuidar dessa parceria", reforçou.

Segundo o reitor do IF, Sorocaba poderá oferecer até 1.200 vagas de ensino técnico profissionalizante, de tecnólogo e de licenciatura.

Além de representantes do Instituto Federal de Educação, participaram do encontro e das tratativas o deputado estadual Hamilton Pereira, os vereadores Izidio de Brito e Carlos Leite, o presidente da Câmara, José Francisco Martinez, a vice-prefeita Edith Di Giorgi e o secretário de Negócios Jurídicos, Anésio de Lima.

"As coisas boas acontecem como consequência do esforço conjunto", definiu Pannunzio quanto à adesão de todas as autoridades à proposta.

Novos espaços culturais

A área que abrigava a antiga Fepasa, e que está sob responsabilidade da Prefeitura, é composto de vários prédios que registram a história de Sorocaba. Uma das destinações daqueles espaços será, justamente, voltada à valorização da cultura.

Segundo o secretário da Cultura e Lazer, José Simões de Almeida Junior, o antigo refeitório – um prédio privilegiado pela arquitetura, deverá ser transformado num teatro para mil assentos e outros espaços congregarão uma biblioteca e uma cinemateca.

Estabelecendo um eixo cultural, também a antiga área de bagagem da Estação Ferroviária, será transformada no "Barracão Cultura"; um espaço multiúso para manifestações artísticas. Com isso, espetáculos que eram realizados na Usina Cultural, que está sendo devolvida ao proprietário, já têm novo espaço garantido.

Além desse, também o palco do Parque dos Espanhóis passará por adaptações que permitam transformá-lo em área de manifestações como pequenas peças teatrais, contação de histórias e musicais. A previsão de Simões é que Sorocaba conte com esses locais a partir do próximo semestre.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.