5/9/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma operação especial, com um super guindaste, será montada para transpor as vigas que pesam 120 toneladas cada, até a cabeceira viaduto
Vinte e três operários, a maioria deles operadores de máquinas e equipamentos, trabalham nas obras de estruturação da base do viaduto que interligará a Rua Humberto de Campos com o prolongamento da Avenida Afonso Vergueiro. O viaduto sobre a linha férrea, receberá seis vigas de 46 metros de comprimento, cada uma pesando aproximadamente 120 toneladas.
Conforme explica o engenheiro José Mendes Netto, da Prefeitura, que acompanha o andamento do programa Sorocaba Total, nesta fase a obra é mais técnica, exigindo menos trabalhadores e mais máquinas e equipamentos. A previsão é a de que toda a estrutura das cabeceiras do viaduto esteja concluída até o dia 30 de setembro quando deverá acontecer a colocação das vigas.
Para esse trabalho, será necessária uma operação especial, com o reforço de um superguindaste com capacidade para até 900 toneladas. O guindaste fará a transposição das vigas do local onde estão dispostas, até a base do viaduto. A preparação da base exigiu também reforço do talude com concreto jateado e uma cortina (parede) em concreto armado, para garantir que a mesma não venha a ceder com o tempo e com isso comprometer a ferrovia.
Ainda segundo Mendes Netto, antes do início das obras da base do viaduto foi necessário um trabalho planejado e sincronizado entre os engenheiros da empresa que realiza a obra, engenheiros da Prefeitura, técnicos da Urbes e os engenheiros da América Latina Logística, que administra a ferrovia. "Parece um trabalho simples, mas é preciso todo esse alinhamento por conta da segurança das pessoas, dos trens, pedestres e motoristas", justifica.
O viaduto fica no ponto final do Complexo Viário "Mário Covas", nas proximidades do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPMI). Tão logo seja concluída essa última etapa da obra, vai melhorar sensivelmente o fluxo viário naquela região, facilitando principalmente para os motoristas que vêm das regiões Vila Barão, Jardim Nova Esperança e Jardim Zulmira, com destino às avenidas General Carneiro e Afonso Vergueiro.
Conforme o projeto do Sorocaba Total, o Complexo Viário "Mário Covas" começa na Avenida Adão Pereira de Camargo, nas proximidades do Aeroporto, acessando a Avenida Pército de Souza Queiroz, atravessando a Vila Barão e o Jardim Zulmira, até a Rua Humberto de Campos, no cruzamento com a Avenida Afonso Vergueiro. A previsão é de que todo esse trecho esteja concluído até janeiro do próximo ano.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.