19/1/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba já iniciou as demolições das construções em áreas desapropriadas na Rua José Joaquim Lacerda, no Jardim Sorocabano. As obras do programa Sorocaba Total estão sendo desenvolvidas na região mais baixa desta rua desde o ano passado, para a instalação de dispositivos de drenagem, da proteção do sistema de abastecimento de água e da preparação da pista para as mudanças viárias.
Uma das principais vias de acesso à Zona Norte, a JJ Lacerda, como é conhecida pelo sorocabano, integra o Complexo Viário "André Franco Montoro" e irá oferecer melhores condições para fluidez do tráfego, incluindo a implantação de um novo viaduto.
Os trabalhos nesta região se iniciaram pelo entorno da JJ Lacerda com as ruas Oswaldo Cruz e Júlio Ribeiro, cujas ações seguem em andamento pelos próximos 50 dias. Durante este período, a expectativa da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) é concluir as demolições das construções em todas as áreas desapropriadas, possibilitando a execução das obras viárias em toda a extensão da rua.
Com a finalização das obras do Sorocaba Total, a JJ Lacerda terá toda sua extensão em pista duplicada, dividida em três faixas de rolamento para os veículos e uma ciclovia, além de novo paisagismo e sistema de iluminação ampliado. A rua terminará em um novo viaduto, que possibilitará acesso à Rua Comendador Oeterer e à Av. Ipanema. O dispositivo também será acessível pela Rua Hermelino Matarazzo.
Drenagem e abastecimento
Antecipando as mudanças no sistema viário, as obras do Sorocaba Total na região das Ruas JJ Lacerda, Júlio Ribeiro e Oswaldo Cruz começaram pela infraestrutura, com a instalação de dispositivos de drenagem e de proteção ao sistema de abastecimento de água da cidade. Por baixo destas ruas, passam alguns dos principais ramos adutores da rede de abastecimento de água da cidade. Para não haver interrupções neste sistema durante a implantação da avenida, estão sendo construídas lajes e contenções.
Localizada nas proximidades do Córrego do Cortume, a região recebeu anteriormente serviços de macrodrenagem e obras para reforço no sistema de captação de águas pluviais e, também, por receber água de chuva originária da Avenida Ipanema e da Vila Carvalho.
Entre a JJ Lacerda e a Oswaldo Cruz, haviam dois tubos de 1,5 m de diâmetro e, agora, são três os dispositivos. A Prefeitura elevou a futura pista em 4 metros e, ainda, implantou um "muro de gabião", formado por pedras para também auxiliar no sistema de contenção de águas.
O Complexo "André Franco Montoro" começa na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho – na altura da Av. Independência e seguirá pelas avenidas Fernando Stecca e Camilo Júlio, ruas João Ribeiro de Barros, Oswaldo Cruz e JJ Lacerda.
Um viaduto terminará na altura da Av. Ipanema para permitir acesso direto à Rua Hermelino Matarazzo e às Avs. Brasil e General Osório. Uma nova marginal ao longo do Córrego do Itanguá cruzará a Av. Santa Cruz e seguirá pela Av. Luís Mendes de Almeida até a Rodovia Raposo Tavares.
Maior obra viária em andamento no interior do São Paulo, o Sorocaba Total prevê melhores condições ao trânsito da cidade, principalmente na região central, a partir da Castelinho. Estão sendo implantados 33 km de novas avenidas em três Complexos Viários: André Franco Montoro, Ulysses Guimarães e Mário Covas. O investimento total do programa é de cerca de R$ 200 milhões (50% financiado pela Corporação Andina de Fomento).
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