5/3/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fique por dentro do Carnaval 2014 visitando nosso site
Na segunda noite dos desfiles das escolas de samba de Sorocaba, o público foi destaque no sambódromo da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Quase cinco mil pessoas deixaram para conferir a última apresentação da folia de Momo neste domingo (2).
Da passagem da Carinhosa da Nova Esperança, que abriu as apresentações, até o encerramento com a Gaviões da Fiel, gente de todas as idades sambou, cantou e aplaudiu as performances na passarela, num gesto de acolhimento e incentivo retribuído pelas agremiações.
A Carinhosa, que em 2015 completa 20 anos de fundação, prestou homenagem a sua fundadora Maria Benedita Gonçalves, falecida em julho do ano passado. Com o samba enredo "Dona Maria, Guerreira de Fé", a escola de duzentos integrantes divididos em doze alas, colocou anjos e orixás lado a lado na avenida.
E numa constelação de luxo, carros alegóricos e fantasias que deram vida ao enredo "Água, a estrela da vida", a Estrela da Vila arrebatou a plateia. Segunda a entrar na passarela, a escola teve apoio de um coro de milhares de vozes cantando seu samba. Com o maior número de integrantes, a Estrela da Vila desfilou com os maiores carros alegóricos deste ano.
Quem, também, prestou homenagem a um de seus criadores foi a Escola de Samba Unidos do Cativeiro com "Homenagem ao mestre Luizão – o sonho se tornou realidade". Na pista, os integrantes fizeram menção ao São Paulo Futebol Clube, time do coração de Luizão, e lembraram de sua fé por meio da representação de orixás.
Com passistas na ponta da sapatilha e uma legião de zumbis de comissao de frente, a Gaviões da Fiel entrou na avenida para encerrar a noite de desfile. Cantando "Halloween da fiel, o terror na passarela", a escola caracterizou monstros de todas as naturezas em suas alas.
Tranquilidade e alegria
A festa terminou sem registro de ocorrências por parte dos organismos de segurança. Num determinado momento, quando os ingressos liberados para ocupação das arquibancadas acabaram, houve a tentativa de confusão, mas a situação foi contornada pela intervenção da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo como comando, as duas noites foram tranquilas; um cenário que vem se repetindo nos últimos anos.
Para a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, o carnaval foi mais uma celebração da família sorocabana: "você viu aqui milhares de pessoas com crianças, bebês em carrinhos, idosos; ou seja, vieram todos os membros da família para prestigiar um evento que é feito para eles, para a comunidade", disse.
Quanto ao novo layout do sambódromo, Jaqueline considera ter ficado melhor, com possibilidade de mais fluidez do público circulante. Além disso, considerou que toda a estrutura está mais bonita e muito mais segura. "Daqui pra frente, vamos buscar fazer mais. A gente percebe que o sorocabano está participando efetivamente e isso indica que devemos construir um modelo muito melhor do que já vimos fazendo", comentou.
Apuração
A Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) faz nesta quarta-feira (4), a partir das 16h, no Parque dos Espanhóis, a apuração dos votos dados pelo júri às oito escolas que fizeram o carnaval de rua da cidade. O local, deve ser palco da comemoração das campeãs.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.