Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

26/8/2013 - Sorocaba - SP

Sorocabanos ganharão em breve um Jardim Botânico




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

                                           O espaço se tornará o mais novo cartão postal da cidade

 A Prefeitura de Sorocaba está finalizando as obras do Jardim Botânico de Sorocaba "Irmãos Villas Boas". Em breve, Sorocaba será uma das poucas cidades do Brasil a contar com um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, em especial, de espécies nativas da flora da região. Com cerca de 80 mil metros quadrados, o novo espaço está localizado numa área entre as ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas.

"O Jardim Botânico servirá para a preservação, cultivo e exposição de diferentes espécies de plantas, em especial as nativas, e sediará atividades de educação ambiental, como cursos, oficinas e palestras. Além disso, será um espaço de pesquisa e de lazer para a população", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema).

Para o secretário de Parcerias, Clebson Ribeiro, a criação de um Jardim Botânico neste momento será muito importante para Sorocaba. "Estamos numa região em desenvolvimento e quando tem início esse processo o meio ambiente sofre, principalmente a vegetação que tem que ser cortada para dar lugar aos novos empreendimentos. Por isso, temos necessidade de conhecer melhor a nossa vegetação para poder ajudar no desenvolvimento sustentável do nosso município", afirma.

Com um investimento total em torno de R$ 5 milhões, a previsão é que as obras do Jardim Botânico estejam concluídas no final de setembro. A Prefeitura já implantou três espelhos d'água, acesso ao local, roseiral, mirante, salão multiúso, prédio de apoio, portaria e o portal de entrada. Neste momento, estão em fase final a colocação dos vidros, telhado e iluminação cênica do Palacete de Cristal, a cobertura do orquidário e o estacionamento.

Com uma área de 500 m², o Palacete de Cristal será composto quase que inteiramente por vidros, além das demais estruturas, todas metálicas, e um telhado com isolante térmico. No local haverá uma grande diversidade de plantas nativas e ornamentais, que serão cultivadas no local. O espaço também poderá servir para a realização de exposições de plantas e até eventos culturais. Além disso, haverá um anexo, onde serão instalados sanitários e um espaço de atendimento ao público.

"O Palacete possui um estilo mais clássico, com referência às antigas tecelagens de Sorocaba e o Palacete Cristal da Inglaterra, construído em 1851, que era uma estufa de ferro e vidro", explica Solange Maciel, arquiteta da Secretaria do Meio Ambiente, uma das responsáveis pelo projeto.

O salão multiúso será utilizado para atividades de Educação Ambiental e também abrigará um herbário, que funcionará como uma biblioteca de plantas secas prensadas, que ficarão catalogadas e identificadas com informação sobre a espécie e o local onde foram colhidas. "O herbário será uma biblioteca que servirá como uma fonte de pesquisa constante da biodiversidade das plantas e servirá como referência para a identificação e pesquisa", comenta Clebson Ribeiro.

Já no mirante do Jardim Botânico, os visitantes terão a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica da cidade. "Ele está localizado no ponto mais alto do parque e possui uma vista espetacular do nosso município, onde podemos ver o Vale do Rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e a Serra de São Francisco, em Votorantim", explica Clebson Ribeiro.

 Acessibilidade e sustentabilidade

 Um detalhe importante da obra é que o Jardim Botânico está sendo construído com total acessibilidade para crianças e adultos portadores de deficiência física. "Esse foi um dos pontos principais do projeto. Pessoas com qualquer dificuldade de locomoção poderão visitar o Botânico, que terá rampas de acesso, portas largas e banheiros adaptados", explica Solange Maciel.

Já na questão da sustentabilidade, a água será prioridade. "Estamos implantando várias maneiras para armazenar a água de chuva no sentido de conservar a água e reaproveitá-la na irrigação do jardim e das plantas do local", declara Clebson Ribeiro. Entre as iniciativas, além dos espelhos d'água, a Prefeitura está implantando cisternas, contenções por terraceamentos, bacias de sedimentação e a drenagem das vias do Jardim Botânico.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.