5/6/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Num investimento de quase R$70 milhões, a Prefeitura de Sorocaba inaugurou oficialmente, no início da noite desta segunda-feira (4), o Parque Tecnológico, que leva o nome de Alexandre Beldi Netto. O empreendimento, que faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, é o segundo do Estado de São Paulo a obter o credenciamento definitivo.
O prefeito Vitor Lippi, iniciou seu pronunciamento agradecendo ao ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, o governador Geraldo Alckmin, as instituições de ensino parceiras e outros institutos que contribuíram para que o Parque se tornasse realidade.
Sobre o funcionamento do Parque Tecnológico, o prefeito ressaltou que a decisão por reunir em um mesmo ambiente as universidades, as entidades certificadoras, registro, marcas e patentes, o objetivo foi o de facilitar para quem inova, para quem pesquisa.
"A ideia de criar este espaço, foi a de aproximar as universidades das indústrias. Porque esse era o grande desafio. As universidades criavam, inovavam, mas não conseguiam chegar à indústria. Agora eles estão juntos, num mesmo ambiente e isso favorece e muito as pesquisas, a transformação do conhecimento em riqueza", destacou.
O prefeito ressaltou ainda, que a ideia de reunir os escritórios de entidades certificadoras, de registro de marcas e patentes, foi com o objetivo de facilitar o trabalho das universidades, dos laboratórios de pesquisas.
"Aqui será um 'Poupatempo' da inovação. Se precisa de financiamento, metrologia, escritório de direito tecnológico, INPI, certificação de qualidade, de parentes. Tudo isso faz parte desse rol de necessidades do pesquisador, até conseguir a sua patente, e agora terá aqui ao seu lado", concluiu.
O Parque Tecnológico de Sorocaba se distingue dos demais empreendimentos brasileiros, por reunir em um mesmo ambiente os laboratórios de pesquisas de 10 diferentes universidades e instituições de ensino superior. Em seu interior serão instalados apenas laboratórios de pesquisas e inovação.
Já o presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), Mauricio Guedes, parabenizou a cidade, a região de Sorocaba pela conquista de hoje. "Será exemplo para o Brasil. É fundamental a atitude inovadora de prefeitos como Lippi, para movimentar a competitividade da economia brasileira. É importante para o Brasil a iniciativa de Sorocaba", disse Guedes.
O presidente da Agência de Fomento Paulista, Milton Luis de Melo Santos, falou sobre a importância do Parque Tecnológico para o futuro do país. Parabenizou o prefeito Vitor Lippi, a região Sudoeste pela conquista e anunciou a liberação de mais R$15 milhões para serem aplicados no Parque Tecnológico.
Falando em nome do governador Geraldo Alckmin, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, disse que é uma alegria participar de um momento tão importante, não só para São Paulo, mas para todo o país.
"A força da economia paulista está no interior. A região de Sorocaba é estratégica economicamente falando. A inovação que é a grande ferramenta para garantia da competitividade na economia. E a região de Sorocaba encontrará aqui esse suporte", disse Barbosa.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.