19/4/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A música instrumental é atração principal do projeto que acontece há 10 anos na cidade. Neste ano, o chorinho é o ritmo da vez
Uma roda de choro, com Izaías de Almeida, é a primeira atração da 11ª edição do Projeto Concertos Finamax, que acontece neste sábado (20), no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), a partir das 20h30.
Revisitando os encontros de chorinhos dos anos 60 e 70 na noite paulistana, Izaías e seus Chorões, trazem convidados para tocar o saudosismo de uma época marcada por mudanças profundas na história brasileira. O período foi cena de encontros de grandes músicos em locais descontraídos, geralmente em bares de bairros menos centrais, sob a justificativa de travar conhecimento, desafiando-se mutuamente com choros tradicionais, repertórios novos e composições recém-lançadas. Era comum que os próprios compositores comparecessem a esses encontros.
E é nesse cenário que Izaías dividirá o palco com João Francisco, Marcos Canduta e Debora Gozzoli numa roda de música, conversas e saudades.
O "Concertos", que tem apoio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), acontece em Sorocaba há dez anos, registrando mais de 9 mil espectadores em 32 apresentações nos espaços públicos como o TMTV e o o Parque dos Espanhóis.
Com características sociais, o Concertos Finamax faz a cobrança simbólica de ingressos e destina o valor a instituições locais, uma exigência da Lei Rouanet, que financia os espetáculos. Neste ano, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a Casa das Mães e das Crianças, a Opai - Nossa Senhora Imaculada, o Educandário Santo Agostinho serão beneficiadas. O ingresso custa R$ 10 e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do TMTV.
Agenda
Com uma agenda que se estende até novembro, com shows intercalados, o "Concertos" ainda vai trazer à cidade o compositor, arranjador e bandolinista Alêh Ferreira, no dia 14 de junho; o percussionista Cleber de Almeida, que sobe ao palco do TMTV no dia 28 de setembro, e a Banda Mantiqueira que no dia 19 de outubro faz sua apresentação no mesmo local. O encerramento do projeto, porém, acontece somente em novembro com o 7º Encontro Finamax de Corais. Antes disso, em agosto, a cidade de Tatuí também entra no circuito cultural e vai receber a atração internacional Gruppo di Fiati Aperta di Bergamo, uma orquestra de sopros italiana.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.