28/4/2011 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba
O Disque-Denúncia 118 também passará a receber denúncias de transporte clandestino de trabalhadores
A Urbes Trânsito e Transportes vai disponibilizar um disque-denúncia para coibir os casos de más condições de transporte de trabalhadores no município. O anúncio foi feito pelo gerente de fiscalização de transporte da empresa, Marlon Lopes de Moraes, durante reunião da Comissão Especial do Trabalho Precário, presidida pelo vereador Luis Santos (PMN), na tarde desta quarta-feira (27). Qualquer pessoa da comunidade poderá discar o número 118 (que já existe) para também denunciar casos de transporte precário de trabalhadores.
O vereador Izídio de Brito (PT), que também integra a comissão, participou da reunião, que contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, e de um representante do Sinduscon, José Sarracini. O secretário adiantou que, durante o mês de maio, a Prefeitura, em parceria com diversas entidades, irá promover uma série de ações voltadas para a valorização e qualificação do trabalhador.
Uma das medidas discutidas durante a reunião foi a necessidade de intensificar a fiscalização dos canteiros de obra da construção civil em Sorocaba, uma vez que estima-se que há cerca de 300 condomínios, entre verticais e horizontais, sendo construídos no município. Entretanto, a Delegacia Regional do Trabalho não conta com fiscais suficientes. “Soubemos que são apenas dois fiscais para o setor da construção civil para dar conta de 47 municípios”, enfatiza Luis Santos, lembrando que a comissão irá elaborar um documento reivindicando que sejam chamados mais fiscais concursados para assumir os postos de trabalho.
O secretário Luis Alberto Firmino enfatizou a importância dos fóruns setoriais que estão sendo realizados por intermédio da Secretaria das Relações de Trabalho e o vereador Luis Santos propôs que seja realizado um fórum intersetorial específico para o setor da construção civil. Já o vereador Izídio de Brito mostrou-se preocupado com a terceirização – “e até a quarteirização” – dos empreendimentos realizados no município, uma vez que é nas empresas terceirizadas que ocorrem os maiores problemas, segundo os técnicos da área.
A Comissão do Trabalho Precário – que conta com a participação de várias entidades, entre elas, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, além dos vereadores Luis Santos (PMN), Izídio de Brito (PT), Anselmo Neto (PP) e Moko Yabiku (PSDB) – já marcou sua nova reunião: será no dia 29 de junho, uma quarta-feira, às 14 horas.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.