16/5/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
E a edição deste fim de semana do projeto “Viva a Praça” terá uma característica especial. Em plena realização da 47.ª Semana do Tropeiro, o projeto, da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Sorocaba (Secult), vai divulgar e valorizar a música de raiz interiorana paulista e nordestina.
A primeira atração, no sábado (17), no Parque dos Espanhóis, é uma das manifestações herdadas, justamente, da cultura tropeira: o cururu. A partir das 16h, o Grupo Cururu de Sorocaba mostra em desafios e repentes toda a provocação que o ritmo, acompanhado por uma viola bem marcada, acontece entre os cantadores.
Criado há treze anos, o Cururu de Sorocaba é uma das melhores representações da tradição sorocabana que, no entusiasmo, alegria e disposição de João Donizeti, Rubens Ribeiro, Cido Garoto e Carlos Caetano, leva o som estilo por todo o país, resgatando uma importante tradição do folclore brasileiro.
O público é outro espetáculo à parte. Durante a apresentação, as falas improvisadas, exigem a torcida do espectador que incentiva o duelo entre os violeiros por meio de palmas.
O Parque dos Espanhóis fica na Rua Campos Sales, s/n.º, em Pinheiros. A entrada é gratuita.
Atrações do domingo
“Brasil de todos os Sertões” é o nome do show do Trio Mandakarú apresenta ao público do Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, a partir das 11h, deste domingo (18).
Resultado de um trabalho de pesquisa sobre a rica linguagem da música regional brasileira e do folclore nordestino, numa releitura das obras de importantes compositores que deram voz e popularizaram mundialmente a música produzida no sertão brasileiro.
Entre uma música e outra, o show é ilustrado pelas crenças e fatos históricos do repertório sertanejo como a saga do bando de Lampião ou do xaxado. A apresentação também é contextualizado pela vida e obra de ícones e legítimos mestres da música nordestina, desde o surgimento do baião segundo Luiz Gonzaga, a inserção da linguagem do choro e do jazz no forró de Dominguinhos, a fusão do pandeiro de Jackson e a poesia engajada de João do Vale.
Nascido há 8 anos, o trio é formado por Lucas Sales (violão nylon e voz), Jadson Fernandes (zabumba, efeitos e voz) e Izabela Vieira (triângulo, pandeiro e voz). O grupo ainda conta com a parceria do mestre sanfoneiro Beto Correa (Trio Macaíba) e Carol D’avila (Itiberê Zwarg Grupo).
No mesmo dia, a partir das 16h, no Parque das Águas, o “Viva a Praça” traz outro representante da cultura brasileira: Ricardo Anastácio. Paulistano de Assis e morador da capital por muito tempo. Escolheu Sorocaba para viver em 1983, momento a partir do qual redescobriu e alimentou sua paixão pela música caipira paulista. Aqui, se tornou músico e professor de viola, teve seus filhos e fez crescer seu trabalho.
Na apresentação no Parque das Águas, traz as músicas do trabalho autoral “Chão Encantado”, uma mistura entre as tradições e a as inovações da viola caipira e de onde se percebe as influências de violeiros matutos, MPB, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Tião Carreiro. Tem destaque as faixas instrumentais “Peabiru”, “Cururu Piracicabano”, as poesias caboclas das músicas “Canfudó” e “Afinação Boiadeira”, e a moda de viola “Isso é bão demais”.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.