17/2/2016 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Éden completou seis meses de funcionamento nesta segunda-feira (15), com um total de 66.792 atendimentos a pacientes já realizados. A partir de sua inauguração, a Prefeitura de Sorocaba conseguiu ampliar em 45% a capacidade de prestação de serviços relacionados à Rede Municipal de Urgência e Emergência. Na opinião do coordenador da UPA, Márcio Roberto Luchesi, “nada é 100% bom e nem 100% ruim, mas trabalhamos sempre para oferecer as melhores condições à população”, afirma.
Conforme o próprio Luchesi, do total de atendimentos, 50.931 foram de clínica médica, ou seja, destinados a pacientes adultos. No caso do setor de pediatria, 15.861 crianças passaram por acompanhamento médico ao longo dos primeiros seis meses de operação da UPA. No que se refere à divisão por gênero, a unidade foi mais procurada por pessoas do sexo feminino: foram 36.502, ante 30.290 do sexo masculino.
Ainda de acordo com os números contabilizados por Luchesi, desde a inauguração, o mês de maior procura por atendimentos médicos foi novembro do ano passado, quando 11.746 pacientes foram à UPA. A menor frequência de atendidos (5.237) foi em agosto de 2015, mês em que houve o início dos serviços. Até 15 de fevereiro, o coordenador informa que 5.502 pessoas buscaram a unidade.
Avaliação e elogios
Com o número considerável de atendimentos na UPA, a diretora de Área de Atenção à Saúde da SES, Magda Arantes de Oliveira, assinala que, por consequência, registrou-se redução no número de pacientes atendidos no Pronto Atendimento (PA) Laranjeiras, bem como na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte. “Além disso, a utilização de protocolo de acolhimento possibilita uma qualificação maior nos atendimentos, ordenando os fluxos de entrada dos pacientes por critérios de gravidade”, explica.
A UPA do Éden tem recebido elogios daqueles que passam por acompanhamento médico no local. Nesta terça-feira (16), por exemplo, a estudante Lorine de Oliveira Ferreira, 20 anos, levava pela quarta vez o filho Arthur, de três meses de idade, à UPA. “Ele está com febre e fiquei preocupada. Mas aqui o atendimento é muito bom e os pediatras muito atenciosos”, comenta ela, que mora no Jardim São Conrado.
Quem também estava contente com o serviço prestado era a técnica contábil Vanessa Cristina Castelhano. Ela levou a sogra de 84 anos à UPA para tirar raio-x e fazer exame de urina. “Antes ia no PA do São Guilherme, mas o atendimento era mais básico, e aqui é mais especializado”, aponta. “Antes eu precisava me deslocar até o Centro, agora ficou mais fácil”, acrescenta o pintor Vicente Ferreira de Vasconcelos, 51 anos, que foi ao local após receber recomendação da própria esposa.
Sobre a UPA
A UPA do Éden fica na Rua Miguel José Gimenes, 4.235, ao lado da sede do Corpo de Bombeiros da Zona Industrial e funciona 24 horas. Oferece atendimentos para adultos e crianças, com médicos plantonistas na área de clínica geral e pediatria (oito médicos durante o dia e seis à noite).
A unidade tem cinco consultórios para adultos, dois consultórios de pediatria, salas de observação, postos de enfermagem, sala para assistente social, arquivo médico e raio-x, sala de esterilização, entre outros espaços administrativos e operacionais. Há 14 leitos de observação e quatro de emergência.
A UPA segue o padrão de atendimento das UPHs da cidade – Zona Norte, Zona Oeste e Zona Leste – e é gerenciada e operada pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), por meio de convênio firmado com a Prefeitura.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.