11/9/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A iniciativa está sendo realizada no Brasil, África do Sul, Índia e Indonésia. Sorocaba foi uma das oito cidades brasileiras escolhidas
"O fato de estarmos entre as poucas cidades do mundo neste contexto, mostra a responsabilidade que estamos dando à questão do controle das emissões de carbono, sem com isso comprometer o futuro e o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Essa é uma das metas de nosso governo, ter uma Sorocaba sustentável", destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, nesta terça-feira (10), durante o lançamento do projeto Urban LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes) em Sorocaba. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", no Alto da Boa Vista.
Criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia e que tem o Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade como principal implementador, o Urban LEDS objetiva programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município, com destaque aos emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.
Com 6,7 milhões de euros disponíveis, o projeto Urban LEDS será desenvolvido até agosto de 2015 em quatro países de economia emergente: Brasil, África do Sul, Índia e Indonésia. Essa plataforma interligará uma cidade modelo em inteligência climática a diversas cidades satélites, além do intercâmbio com municípios parceiros da Europa e também de outros países emergentes, por meio da transferência de conhecimento técnico, tecnologias, inovação, pesquisa e financiamento.
"Essa troca de experiência com outras cidades do mundo traz um momento diferente para Sorocaba e para a gestão ambiental do município. Com isso, passamos para outro patamar", declara a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.
Sorocaba foi um dos oito municípios brasileiros escolhidos. Fortaleza (CE), Recife (PE), como cidades modelos, e Sorocaba, Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), como cidades satélites.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, ações desenvolvidas nos últimos anos contaram para que Sorocaba fosse selecionada para o Urban LEDS. Entre as iniciativas, estão a proteção e a recuperação do rio Sorocaba e dos córregos urbanos e a implantação de uma rede de mais de 100 quilômetros de ciclovia. Outra ação foram os plantios realizados com a participação da comunidade e a produção de mudas nos presídios de Sorocaba.
"Estamos felizes com a seleção da cidade. Sorocaba vive um momento único, com iniciativas interessantes na área de resíduos sólidos, mobilidade e arborização urbana. A ideia é potencializar esses projetos nesse início de gestão para uma política de baixo carbono", explicou Florence Karine Laloe, secretária executiva do ICLEI para América do Sul.
O Urban LEDS dará apoio técnico e financeiro para os municípios. Entre os auxílios oferecidos pelo projeto estão: a capacitação técnica e institucional para auxiliar a cidade na adoção de medidas específicas para a implementação do projeto; o acesso à metodologia para o desenvolvimento de baixo carbono e ferramentas associadas; oportunidades para rede de contatos e aprendizado com outras cidades brasileiras, assim como outras cidades estrangeiras membros do projeto, através de fóruns online e eventos nacionais; e o fortalecimento do diálogo com departamentos relevantes do governo nacional.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, os projetos que serão trabalhados em Sorocaba ainda serão definidos. Para isso já foi publicado um decreto criando um comitê gestor, formado pelos secretários municipais, e um grupo de trabalho local. Neste momento, está sendo formado o Comitê de Mudanças Climáticas, com integrantes de universidades, OAB, Ciesp, entre outros representantes da sociedade civil. "Vamos trabalhar em várias mãos, integrando todas as secretarias municipais e também a sociedade civil", finaliza.
Estavam presentes no evento a vice-prefeita e secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), Edith Maria Di Giorgi, o vereador Jessé Loures, os secretários Clébson Ribeiro (Parcerias), José Simões (Educação), Francisco Moko Yabiku (Esporte), Aurílio Caiado (Finanças), Geraldo Almeida (Desenvolvimento Econômico), além do presidente do Parque Tecnológico, Vitor Lippi, e Flaviano Agostinho de Lima, do Núcleo de Planejamento.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.