27/1/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com o início de mais um ano letivo, a Urbes – Trânsito e Transportes passa a adotar um esquema especial para a cidade a partir de segunda-feira (27). Agentes de trânsito irão operar, orientar e fiscalizar o tráfego de veículos nas proximidades das escolas, principalmente, aquelas que possuem histórico de tráfego intenso e que pode causar reflexos negativos em importantes vias da cidade.
De acordo com estudos feitos por técnicos da Urbes, durante o período de aulas há um aumento de 30% no número de veículos nas ruas. A frota total hoje em Sorocaba é de 415 mil veículos.
Os agentes devem priorizar algumas instituições com operações contínuas nas primeiras semanas por estarem localizadas em pontos estratégicos do sistema viário e que geram grande número de veículos nos horários de entrada e saída das aulas, provocando grande impacto no trânsito. As demais escolas serão monitoradas de acordo com o impacto causado no trânsito local.
Também receberão atenção especial dos agentes todas as regiões onde existe um aumento significativo da demanda veicular, entre elas, os principais corredores viários como as avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antonio Carlos Comitre, estendendo-se em alguns casos pontuais o monitoramento em praças como a Nove de Julho e da Bandeira.
Central Semafórica
A participação da Central Semafórica instalada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes é parte fundamental nessa operação, promovendo os ajustes dos semáforos nos principais corredores de destino aos estabelecimentos de ensino. Com o monitoramento da demanda veicular, por meio do Sistema de Câmeras, a Urbes promoverá os ajustes necessários nos tempos dos semáforos, contribuindo assim para aumentar a fluidez.
Educação para o Trânsito
Denominada Campanha "Volta às Aulas", a ação educativa da Urbes conta com duas etapas: a primeira é para os universitários e tem o objetivo de inibir os chamados 'trotes' aos calouros que ocorrem nos principais cruzamentos da cidade. Faixas com orientação sobre a proibição do trote já foram fixadas próximas à entrada das universidades.
A proibição ao trote na cidade de Sorocaba existe desde 1995 dada pela Lei Municipal nº 4.828, de 07 de junho de 1995 e que, em 2007 foi ratificada através do artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo este artigo, é proibido ao pedestre permanecer ou andar nas pistas onde trafegam os carros, exceto para cruzá-las onde for permitido. O CTB informa ainda que é proibida qualquer atividade em grupo capaz de perturbar o trânsito, salvo aquela com licença da autoridade competente.
A segunda etapa da campanha é dirigida aos estudantes com o intuito é orientá-los quanto às atitudes corretas ao ir e voltar da escola e, indiretamente, envolver os pais neste contexto. Esta etapa se inicia no dia 29 de janeiro.
A orientação dos estudantes dos ensinos infantil e fundamental acontece em sala de aula através da apresentação de uma esquete teatral e entrega de cartilhas com orientações de segurança no trajeto casa-escola-casa realizada pelo agente de trânsito.
As instituições também serão contempladas com uma esquete com atores educadores na porta da escola na entrada e na saída de alunos. O objetivo é orientar condutores de vans escolares, pais e as crianças quanto à segurança no trânsito de uma forma lúdica, contribuindo assim para um tráfego melhor nas imediações das Instituições de Ensino nos horários de pico e, sobretudo, diminuindo os riscos de acidentes.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.