Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

4/7/2016 - Sorocaba - SP

Vera Cruz terá saída de mais nove pacientes na 2ª feira




Mais nove pacientes homens vão deixar o Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz, em Sorocaba, por volta das 10h da próxima segunda-feira (4). Todos serão encaminhados à primeira Residência Terapêutica (RT) de Votorantim, inaugurada nesta sexta-feira (1º) no Jardim Paraíso. A partir desta saída, o hospital passará a contar com 412 assistidos.

Integrante da equipe de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, Fernando Ribeiro Schiavi destaca que assim que os nove homens votorantinenses deixarem o Vera Cruz, restará apenas uma mulher do município vizinho no hospital. Sua saída deverá acontecer assim que for inaugurada a segunda RT de Votorantim, o que está previsto para o final de agosto.

O “novo lar” dos pacientes que vão deixar o Vera Cruz na segunda-feira tem seis quartos, uma sala de TV, cozinha, área externa para atividades e três banheiros. Além deles, um outro homem que está atualmente no Hospital Psiquiátrico Vale das Hortências, em Piedade, também vai morar no local. Quatro cuidadores e um técnico de enfermagem vão prestar atendimento aos moradores da RT. Se houver necessidade, também terão acesso ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jardim Paraíso, localizado a dois quarteirões do imóvel.

Para Schiavi, faltando pouco mais de cinco meses para o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em dezembro de 2012 entre a União, o Estado, Sorocaba, os municípios de Salto de Pirapora e Piedade, e os Ministérios Públicos Federal e Estadual, e que prevê a completa desinstitucionalização (saída dos pacientes de saúde mental dos hospitais psiquiátricos dessas cidades) até dezembro deste ano. “É extremamente necessária a “união de forças” entre as cidades – embora Votorantim não esteja incluída legalmente na medida -, para que cada uma assuma a responsabilidade por seus respectivos pacientes”, frisa.

 

Festa Julina

As bandeirinhas e os trajes cheios de estilo coloriram o que deve ter sido – em virtude do TAC – a última Festa Julina realizada no Vera Cruz, nesta sexta-feira (1º). A maioria dos assistidos, bem como algumas famílias, participou do evento. Puderam dançar, se deliciar com comidas típicas e também ter acesso a brincadeiras.

No intuito de distribuir os alimentos e as bebidas de maneira democrática, cada paciente recebeu uma cartela com fichas para retirada de cachorro-quente, lanche de pernil, pizza, bolo, refrigerante, entre outras delícias. No caso dos acamados, os alimentos foram levados até eles.

Schiavi considera importante o evento, como forma de mudar a rotina dos assistidos no hospital, a fim de que tenham um momento diferente, de diversão e lazer. “Todos os esforços da coordenação de Saúde Mental são para que essa seja a última festa julina aqui no hospital. E que as próximas eles possam participar com a comunidade dos bairros que forem morar, ou então na própria Festa Junina de Sorocaba, Votorantim, ou qualquer lugar do país”, finaliza.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.