4/7/2016 - Sorocaba - SP
Mais nove pacientes homens vão deixar o Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz, em Sorocaba, por volta das 10h da próxima segunda-feira (4). Todos serão encaminhados à primeira Residência Terapêutica (RT) de Votorantim, inaugurada nesta sexta-feira (1º) no Jardim Paraíso. A partir desta saída, o hospital passará a contar com 412 assistidos.
Integrante da equipe de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, Fernando Ribeiro Schiavi destaca que assim que os nove homens votorantinenses deixarem o Vera Cruz, restará apenas uma mulher do município vizinho no hospital. Sua saída deverá acontecer assim que for inaugurada a segunda RT de Votorantim, o que está previsto para o final de agosto.
O “novo lar” dos pacientes que vão deixar o Vera Cruz na segunda-feira tem seis quartos, uma sala de TV, cozinha, área externa para atividades e três banheiros. Além deles, um outro homem que está atualmente no Hospital Psiquiátrico Vale das Hortências, em Piedade, também vai morar no local. Quatro cuidadores e um técnico de enfermagem vão prestar atendimento aos moradores da RT. Se houver necessidade, também terão acesso ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jardim Paraíso, localizado a dois quarteirões do imóvel.
Para Schiavi, faltando pouco mais de cinco meses para o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em dezembro de 2012 entre a União, o Estado, Sorocaba, os municípios de Salto de Pirapora e Piedade, e os Ministérios Públicos Federal e Estadual, e que prevê a completa desinstitucionalização (saída dos pacientes de saúde mental dos hospitais psiquiátricos dessas cidades) até dezembro deste ano. “É extremamente necessária a “união de forças” entre as cidades – embora Votorantim não esteja incluída legalmente na medida -, para que cada uma assuma a responsabilidade por seus respectivos pacientes”, frisa.
Festa Julina
As bandeirinhas e os trajes cheios de estilo coloriram o que deve ter sido – em virtude do TAC – a última Festa Julina realizada no Vera Cruz, nesta sexta-feira (1º). A maioria dos assistidos, bem como algumas famílias, participou do evento. Puderam dançar, se deliciar com comidas típicas e também ter acesso a brincadeiras.
No intuito de distribuir os alimentos e as bebidas de maneira democrática, cada paciente recebeu uma cartela com fichas para retirada de cachorro-quente, lanche de pernil, pizza, bolo, refrigerante, entre outras delícias. No caso dos acamados, os alimentos foram levados até eles.
Schiavi considera importante o evento, como forma de mudar a rotina dos assistidos no hospital, a fim de que tenham um momento diferente, de diversão e lazer. “Todos os esforços da coordenação de Saúde Mental são para que essa seja a última festa julina aqui no hospital. E que as próximas eles possam participar com a comunidade dos bairros que forem morar, ou então na própria Festa Junina de Sorocaba, Votorantim, ou qualquer lugar do país”, finaliza.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.