29/6/2011 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba
Moko Yabiku (PSDB) defende que a medida seja implantada em caráter experimental, aos sábados, no centro da cidade.
Sorocaba fechou o ano de 2010 com 324.708 veículos, sendo a sétima cidade do Estado com maior número de veículos nas ruas, segundo dados da Fundação Seade. E o crescimento de sua frota se dá de forma acelerada, fazendo com que a proporção de habitantes por veículos venha caindo sistematicamente: de 2,82 em 2002 passou para apenas 1,8 habitante por veículo no ano passado. “O resultado disso são ruas cada vez mais congestionadas”, afirma o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), que defende a implantação do rodízio de veículos em Sorocaba, a exemplo do que ocorre na cidade de São Paulo.
“A cidade está recebendo muitos investimentos empresariais, inclusive imobiliários, o que deve aumentar ainda mais a nossa frota de veículos. E levando em conta que as ruas de Sorocaba são estreitas, principalmente na região central, o problema dos congestionamentos vai se agravar cada vez mais, até o estrangulamento total do trânsito”, afirma Yabiku. Como forma de se antecipar ao problema, o vereador está solicitando à Prefeitura que estude a adoção do rodízio de veículos em Sorocaba, a exemplo do que já ocorre na capital paulista.
“O centro da cidade ainda é referência para as atividades comerciais e de prestação de serviços, entretanto, seu sistema viário já não suporta nem o fluxo de veículos atual, que dirá uma frota ainda maior. Por isso, a população precisa ir se acostumando com a idéia do rodízio de veículos na região central”, argumenta o vereador, que sugere que a medida seja implantada aos sábados, no centro, em caráter experimental. Para Yabiku, o rodízio de veículos estimula o uso racional dos veículos particulares e exige mais investimentos no transporte público.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.