22/2/2017 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fernando Dini (PMDB) afirma que o projeto contribui para a redução das taxas de repetência e evasão escolares
O vereador Fernando Dini (PMDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, na terça-feira, 21, está solicitando à Prefeitura informações sobre a adesão do município ao Projeto Olhar Brasil. O projeto, instituído e regulamentado em 2012, é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem, entre seus objetivos, identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para os casos em que forem diagnosticadas outras patologias em saúde ocular e necessitarem de intervenções.
De acordo com Fernando Dini, o Projeto Olhar Brasil visa, ainda, contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos. “O que queremos é apontar os benefícios do programa ao Poder Executivo e sugerir que, de acordo com as regras, o sorocabano também tenha o direito de participar desse programa nacional”, diz.
Dini ainda lembra que, para desenvolver o projeto, o recurso financeiro é liberado pelo Ministério da Saúde e custeado por meio do Faec (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação), ou seja, por um recurso extra, específico para o Projeto Olhar Brasil, não onerando o teto de média e alta complexidade dos municípios.
Em Canoas, no Rio Grande do Sul, o Projeto Olhar Brasil atendeu no primeiro mês de execução 2.743 alunos. Desse total, 405 foram encaminhados para exame oftalmológico (14,7%). “É uma forma de identificarmos as crianças com problemas de visão e que, por diversas vezes, não reconhecem a deficiência visual, fazendo com que o índice de qualidade em seus estudos seja muito baixo”, finaliza Dini.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.