20/6/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Em cerimônia realizada no início da noite da última terça-feira (dia 19), a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) e ao novo presidente do órgão para a gestão 2013/2014, Jefferson Adriano Valladares, do grupo Diversidade Sorocaba. O evento ocorreu no auditório da Secretaria da Cidadania.
"Vamos trabalhar juntos para a construção de uma sociedade mais justa, onde todos têm os seus direitos respeitados. Vocês têm um papel fundamental nesse processo, que vai melhorar não apenas as questões da comunidade negra, mas a sociedade sorocabana como um todo", declarou a vice-prefeita.
Criado pela Lei Municipal nº 7.764, de 22/05/06 e vinculado à Secretaria da Cidadania, o Conselho do Negro visa promover, principalmente, a valorização da pessoa e o respeito humano. O órgão tem caráter permanente com funções opinativa e consultiva, com o objetivo de proporcionar a interlocução entre a comunidade negra de Sorocaba e o poder público municipal para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a este segmento da sociedade.
A vice-prefeita Edith também comentou sobre a reforma administrativa, que deverá ir nos próximos dias à Câmara Municipal para apreciação. "Vamos criar coordenadorias e uma delas vai trabalhar exatamente a questão da igualdade racial. Essa coordenadoria trabalhará junto com o Conselho do Negro para intermediar o diálogo entre a sociedade e as diversas áreas da administração municipal", explicou.
Já o presidente Jefferson Adriano Valladares afirmou que essa nova gestão visará principalmente ao fortalecimento das entidades do segmento. "Isso só será possível com a união das entidades. O espaço está dado, agora o papel deste conselho será de trazer benefícios para a comunidade negra de Sorocaba", afirmou.
De acordo com ele, os conselheiros deverão se reunir nos próximos dias para discutir as questões que envolvem a Conferência Regional da Igualdade Social, que acontecerá em Sorocaba no início de agosto, além de eleger a nova diretoria do conselho.
O conselho é formado por 32 integrantes, sendo 20 da sociedade civil e 12 do poder público municipal. Entre os representantes da sociedade civil, estão as entidades sociais: Diversidade Sorocaba, Ação Periférica, Associação Raízes, Associação 28 de Setembro, PC do B, Escola de Samba Furiosa Real Sorocaba, Plenu (Instituto Plena Cidadania), Associação de Moradores do Nova Sorocaba, Aprole (Associação de Promotoras Legais) e Associação Novos Rumos. Já os representantes do poder público são funcionários das secretarias da Cidadania, Juventude, Saúde (SES), Educação (Sedu) e Cultura e Lazer (Secult).
A sede da instituição funciona na Secid, que está localizada na rua Santa Cruz, 116, no Centro. Informações pelo telefone 3219.1920.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.