30/10/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Na manhã desta terça-feira (29), a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), participou da abertura do III Encontro Regional de Futuros Cientistas no Câmpus Sorocaba da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
O objetivo foi de reunir professores e alunos da universidade e os estudantes do Ensino Médio e Fundamental, que participam do programa para promover a discussão e a difusão de conhecimentos e apresentar à comunidade acadêmica os resultados alcançados com a instalação de Clubes de Ciências das escolas participantes.
"Esse programa é muito interessante. Infelizmente o atual sistema escolar mata a curiosidade dos nossos alunos em experimentar o novo. O 'Futuro Cientista' incentiva a curiosidade, o sonho e a perspectiva de um futuro diferente. Sou fã incondicional desse programa", destaca Edith.
O programa "Futuro Cientista" tem como objetivo descobrir futuros talentos para a ciência. O programa baseia-se principalmente nos princípios de redes neurais e em modelos construtivistas, permitindo a construção de uma metodologia de aprendizagem científica baseada na criação e na descoberta, na multi, pluri, inter, transdisciplinaridade, concebendo de forma direta e indireta a troca conceitual, teórica e metodológica entre as diversas áreas da ciência.
Durante o encontro foram apresentados e premiados os melhores trabalhos desenvolvidos pelos Clubes de Ciências das escolas. Na ocasião, a Universidade de Sorocaba (Uniso) também contemplou três jovens de baixa renda e com bom desempenho no programa "Futuro Cientista" com bolsas de estudos integrais na universidade.
Participaram do evento o vice-reitor da UFSCar, prof. Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira; a Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, profª. Drª. Cláudia Maria Simões Martinez; o diretor da UFSCar, prof. Dr. Isaías Torres; o prefeito do câmpus Sorocaba da UFSCar, Carlos Azevedo Marcassa; prof. Dr. Leandro Inocentini Lopes de Farias; o coordenador do programa "Futuros Cientistas", prof. Dr. Fábio de Lima Leite; o coordenador executivo do programa, prof. Dr. Ismail Barra; e o reitor da Uniso, Fernando Sá Del Fiol.
Futuros Cientistas no Projovem Adolescente
Garotos e garotas, entre 15 e 17 anos, integrantes dos quatro coletivos do ProJovem Adolescente em Sorocaba participam do projeto Cientista Forense do programa Futuros Cientistas.
O projeto tem como objetivo descobrir novos talentos para a ciência, desenvolver as capacidades e as habilidades dos participantes, introduzir os adolescentes no universo da pesquisa e estimular o aprendizado. Para isso, eles conhecem o dia a dia de alguns profissionais e outros detalhes, como a exigência de estudo e de compreender, na prática, como são utilizados conteúdos de química, física e outras matérias cursadas durante o período escolar.
Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sedes, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo destinado a jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e de jovens vinculados ou egressos da proteção social especial. O objetivo é de acolher, acompanhar e motivar os jovens, favorecendo a convivência familiar e comunitária, assim como a continuidade no sistema educacional.
Os jovens participam de três encontros por semana, onde está disponível um orientador social por núcleo, além de facilitadores para as atividades esportivas, culturais e de lazer.
Em Sorocaba existem quatro coletivos: Cras Zona Norte I (Parque das Laranjeiras), Cras Zona Norte II (Vila Helena), Cras Zona Oeste I (Jardim Ipiranga) e Cras Zona Oeste II (Nova Esperança). Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3219.1920.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.