14/2/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma das 28 cidades a sediar a edição deste ano do projeto Virada Cultural Paulista, Sorocaba vai receber o ex-Titã, Arnaldo Antunes, e o MC Criolo, para apresentação ao público nos dias 24 e 25 de maio, durante as 24 horas de atividades artísticas na cidade.
A divulgação do calendário e do cardápio musical que tem nomes como Guilherme Arantes, Ira, Gabriel o Pensador, Lobão, Gal Costa e Wanderleia, aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, com direito a participação do governador Geraldo Alckmin, ao lado do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo e do diretor Regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda. Além da titular da Secretaria da Cultura (Secult), Jaqueline Gomes, Sorocaba foi representada no evento pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio.
Maior iniciativa do governo do Estado na área cultural, segundo o secretário Marcelo Araújo, a Virada Cultural investirá R$ 7,2 milhões num leque de atividades que passam pela música, dança e pelo circo com o objetivo de envolver as populações das cidades participantes num movimento de valorização da cultura, do diferente e do tradicional, promovendo o encontro de gerações.
Neste ano, a Virada acontecerá em dois finais de semana – 24 e 25 de maio e 31 de maio e 1 de junho – ampliando a possibilidade de o público assistir a muito mais shows, já que algumas cidades sedes do festival estão próximas. Outra novidade são as atrações internacionais John Pizzarelli, jazzista americano, e a banda inglesa, Asian Dub Foundation.
Para o professor Danilo Santos, do Sesc, que lembrou o fato de Sorocaba ser a última cidade a receber uma unidade da instituição, a Virada Cultural tem um peso muito maior do que o conjunto de apresentações artísticas. Enfático, disse que eventos dessa natureza são ferramentas promotoras da melhoria da qualidade de vida da população, pois têm a capacidade de transformar as ideias, os comportamentos e os valores. " E nossos dirigentes estão percebendo isso; estão entendendo que é através da cultura que formamos, educamos, mudamos as coisas que ocorrem, derrubamos preconceitos e erguemos a igualdade", ressaltou.
Enquanto parceiros do Governo do Estado na realização da Virada 2014, o Sesc também terá agenda em todas as cidades onde está instalado, oferecendo atividades durante as 24 horas do evento.
Jardim Ipiranga
Depois de um ano sem participar da Virada Cultural Paulista, a Prefeitura investirá cerca de R$ 150 mil na instalação de um palco no Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga. Além deste, que será o palco externo, o principal, também o Teatro Municipal "Teotônio Vilela" (TMTV) receberá atrações.
A escolha do Ipiranga, segundo Pannunzio, vai ao encontro da proposta de oferecer acesso ao maior número possível de pessoas, descentralizando as ações culturais, levando para perto das comunidades as mais variadas manifestações: "este sempre foi nosso objetivo e com a Virada Cultural, estamos avançando um pouco mais neste sentido", enfatizou.
Para a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, o Jardim Ipiranga é estratégico nesta atividade. Em consonância com tantas outras que são realizadas no município, a realização da Virada Cultural naquele bairro vai favorecer o acesso de um número muito grande de pessoas que vivem em seu entorno. "O parque é perfeito para reunir crianças, jovens, famílias inteiras num movimento marcante de ocupação de um espaço que lhes pertence", comentou.
Simultaneamente a Sorocaba, no fim de semana de 24 e 25 de maio recebem a Virada as cidades de Americana, Araraquara, Barretos, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, São José do Rio Preto e São João da Boa Vista.
Já no fim de semana seguinte, 31 de maio e 1º de junho, a festa acontece em Araçatuba, Assis, Bauru, Campinas, Diadema, Ilha Solteira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara do Oeste, Santos, São Carlos e São José dos Campos.
Confira os artistas da Virada Cultural 2014
24 e 25/05
Americana – Criolo e J. Pizzarelli (EUA)
Araraquara – Otto (The Moon 1111) e Gal Costa
Barretos – Lobão e Emicida
Botucatu – Titãs e Geraldo Azevedo
Caraguatatuba – Gabriel o Pensador e Wanderléa
Franca – Almir Sater e Lobão
Indaiatuba – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Titãs
Jundiaí – Emicida e Ultraje a Rigor
Marília – Geraldo Azevedo e Raimundos
Mogi das Cruzes –Guilherme Arantes
Piracicaba – Guilherme Arantes e Nação Zumbi
São João da Boa Vista – Ultraje a Rigor e Arnaldo Antunes
São José do Rio Preto – Gal Costa e Otto (The Moon 1111)
Sorocaba – Arnaldo Antunes e Criolo
31/05 e 01/06
Araçatuba – Criolo e Asian Dub Foundation (Inglaterra)
Assis – Moraes Moreira (Acabou Chorare) e Tulipa Ruiz
Bauru – IRA! e Almir Sater
Campinas – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Baby do Brasil
Diadema – Gabriel O Pensador e Nando Reis com participação de Arnaldo Antunes
Ilha Solteira – (em confirmação)
Mogi Mirim – Titãs e B Negão e os Seletores de Frequência
Mogi Guaçu – João Bosco e Céu
Presidente Prudente – Farofa Carioca e Raimundos
Registro – Ultraje a Rigor e Otto (Otto canta Martinho da Vila)
Santa Bárbara D'Oeste – Almir Sater e IRA!
Santos – Ultraje a Rigor e Tributo a Tim Maia (Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima)
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.