Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

8/2/2012 - Sorocaba - SP

Vitor Lippi conquista dois prêmios ambientais e representará o Estado no Fórum Mundial das Águas




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Em cerimônia na manhã desta terça-feira (07), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), em São Paulo, o secretário Bruno Covas anunciou na que Sorocaba conquistou dois prêmios ambientais pelo Programa "Pacto das Águas". A cidade obteve o melhor desempenho entre os 94 municípios paulistas com mais de 20 mil habitantes e, por parte do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), da qual o prefeito Vitor Lippi é presidente, ficou em 2º lugar na categoria Mobilização Regional.

"Agradeço a oportunidade do reconhecimento. Esse é um estímulo muito grande para os municípios colocarem em prática políticas públicas tão importantes para o nosso futuro. Precisamos crescer com qualidade e o trabalho integrado entre as secretarias municipais são fundamentais para os ótimos resultados. Agradeço toda a minha equipe", ressaltou Lippi durante a cerimônia.


O "Pacto das Águas" surgiu para apoiar o documento mundial do Consenso da Água de Istambul. Pelo destaque, Lippi foi convidado a participar do VI Fórum Mundial da Água, entre os dias 12 e 17 de março, em Marselha, na França. "Sorocaba representará o Estado em um dos maiores eventos ambientais do mundo, onde também concorrerá ao prêmio "Cidade Campeã das Águas" com o tema 'Qualidade de Vida - Recuperação e Revitalização de Rios e Córregos Urbanos'", destacou o prefeito. Ainda, durante o evento na França, Vitor Lippi terá espaço para apresentar suas visões sustentáveis em estabelecer políticas públicas e iniciativas a todos os presentes.

Além disso, Paulo Varella, governador do Brasil junto ao Conselho Mundial da Água, anunciou que, em breve, Sorocaba fará parte do Conselho Internacional. "É a primeira vez que uma prefeitura municipal do país será membro desta entidade", anunciou.

O Consenso da Água de Istambul estabeleceu um conjunto de princípios e estratégias para gestão dos recursos hídricos. Com isso, a SMA lançou em 2009 o Pacto das Águas, programa que envolve Municípios e Comitês de Bacias Hidrográficas. Dos cerca de 800 municípios signatários do Consenso, representando 49 países, 598 são do Estado de São Paulo. "Fico emocionado. Estamos num dia absolutamente especial. São Paulo está dando exemplo para o Brasil e para o mundo", elogiou Varella.

O programa propõe 21 ações dentro de três eixos: água e saneamento, abrangendo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e disposição de resíduos sólidos; revitalização de bacias hidrográficas, com recuperação de matas ciliares, proteção de nascentes e criação de unidades de conservação; e identificação de problemas locais e execução de projetos estratégicos para sua solução, com educação ambiental e controle de perdas. As metas deveriam ser cumpridas até 2011.

As ações e metas foram avaliadas seguindo critérios estabelecidos na Resolução SMA 53/2010. Os relatórios com a avaliação e a classificação dos municípios e dos Comitês de Bacias estão disponíveis no hotsite do Programa, bem como a resolução que estabelece seus critérios. O link para consulta é www.ambiente.sp.gov.br/wp/pactodasaguas/pactuando.

No hotsite está um mapa dos 229 municípios que completaram suas metas e os três primeiros colocados (incluindo Sorocaba) de cada categoria, que ganharam uma sinalização especial.

Também presentes ao evento em São Paulo estavam a secretária do Meio Ambiente de Sorocaa, Jussara de Lima Carvalho, e o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Geraldo Caiuby.

Ações em Sorocaba

Nos últimos anos, Sorocaba apresentou significativo crescimento e seu desenvolvimento foi acompanhado por ações de revitalização, monitoramento e controle dos recursos naturais, com elevados indicadores ambientais. A Prefeitura desenvolve uma série de ações integradas no projeto de recuperação e revitalização do Rio Sorocaba e de córregos urbanos. São ações que envolvem, além do fundamental tratamento de esgotos domésticos, a recuperação das margens e de áreas degradadas e a construção de conjuntos habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco.

Além disso, a administração municipal realiza plantios de árvores em áreas ciliares com a participação da comunidade e estudantes e projetos de educação ambiental para todas as idades.

Na avaliação do "Pacto das Águas", Sorocaba teve nota 9,9 em "Coleta e Tratabilidade de Esgoto" e 10 em "IQR" (Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos). Conta ainda com um Plano de Saneamento, em fase final de aprovação, e ações em recuperação de matas ciliares, revitalização em 53 km de rios e córregos urbanos, combate ao desperdício de água e redução de perdas, recuperação de nascentes rural e urbana; além de contar com 2.815 nascentes mapeadas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.