30/3/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) passa a funcionar, oficialmente, a partir desta sexta-feira (30), em sua nova sede na Zona Norte da cidade. O local abrigará todo o pessoal administrativo da pasta e o Centro de Operações e Inteligência (COI), além do efetivo da Guarda Civil, da Defesa Civil Municipal e dos setores de chefia da Fiscalização Municipal.
Com 1.600 m² de área construída e investimentos de aproximadamente R$ 2,4 milhões, o novo prédio foi totalmente reformado e adaptado para receber a estrutura da Sesco em uma região considerada estratégica em termos de segurança. Para o titular da pasta, Roberto Montgomery Soares, "a sede está num ponto que nos permitirá rápida mobilidade, seja para atender ocorrências na Zona Norte como no Centro". Ele destaca, ainda, a proximidade do novo endereço com as avenidas Santos Dumont e Ipanema, que integram o Programa Sorocaba Total, em fase de execução.
A mobilidade citada por Montgomery prevê o aumento de demanda nas ocorrências da Guarda Civil, por conta da entrada em funcionamento do COI. Segundo ele, as primeiras 41 câmeras já instaladas em vários locais de Sorocaba permitirão a realização de operações de combate à criminalidade "de forma rápida e objetiva, garantindo a intervenção permanente da corporação em situações de delito".
Em fase final de testes, as câmeras do vídeo-monitoramento estão operando em parques municipais, escolas, terminais de ônibus, unidades de pronto atendimento e no Centro. "O equipamento será fundamental na segurança da população, garantindo também um crescimento nas ações integradas com as polícias Civil e Militar", ressalta o secretário.
Com a mudança para a nova sede, a Sesco manterá uma base da Guarda Civil no prédio atual, no Alto da Boa Vista, por orientação do próprio prefeito Vitor Lippi. De acordo com Montgomery, a base terá como função atender a região Leste de Sorocaba e o chamado centro administrativo, formado pelo Palácio dos Tropeiros (sede da Prefeitura), Câmara Municipal, Fórum e outras instituições públicas que funcionam nas imediações. "A médio prazo, devem ser criadas novas bases da GCM para o atendimento específico de outras regiões de Sorocaba, conforme determinação do prefeito", lembra.
O novo prédio da Sesco também vai oferecer espaço para as polícias Civil e Militar poderem fazer uso do sistema de vídeo-monitoramento, assim como uma das salas deverá ser utilizada para as ações do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM). Este tem como função discutir e implantar políticas de segurança no município com a participação de representantes da Guarda Civil, das polícias Civil e Militar e integrantes dos Conselhos de Segurança (Consegs).
A inauguração da sede está marcada para às 18h30 desta sexta-feira (30), contando com a presença do prefeito Vitor Lippi e demais autoridades civis e militares da cidade. O prédio fica na Rua Castanho Taques, 100, esquina com a Rua Gustavo Ângelo Alvarenga, nas proximidades da Avenida Santos Dumont, no Jardim Ana Maria.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.