Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

4/12/2015 - Sorocaba - SP

“Viva a Cultura” levará atrações a quatro espaços de Sorocaba




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

mario-barroso

A Prefeitura de Sorocaba promove neste fim de semana (dias 5 e 6) mais uma edição do “Viva a Cultura”, projeto realizado pela Secretaria da Cultura (Secult). Serão realizadas apresentações musicais e teatral em quatro espaços públicos da cidade: Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Parque das Laranjeiras, Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

No sábado, às 10h30, “Q Mário?” apresenta seu show “Jogo da Vida” na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Neste trabalho, Mário Sérgio Barroso decidiu desconstruir sua própria identidade para criar a colcha de retalhos que reflete parte de sua identidade. Assim, de forma crítica e irreverente, eleva a brincadeira que o perseguiu desde a infância a outro patamar e pergunta a si mesmo: mas que Mário? Ele pode ser o filho de Maria e José, nascido, criado e benzido em São Roque.

Pode ser apenas mais um sonhador entre tantos bilhões ou aquele moleque que tocava no Cangaceros e levou suas músicas para emissoras de rádio e televisão, sem jabás. Ainda pode ser lembrado por muitos que prestigiaram o projeto Violão, Voz & Poesia, em praças, centros culturais, festivais e escolas por todo o país. Pode ser o metaleiro que tocava no Black Thorn, compartilhando pelos cantos e bares independentes mais uma forma de fazer metal pesado brasileiro. Também pode ser o Mário do Trio Rock Acústico, que toca os clássicos do rock nas noites das cidades junto com alguns amigos músicos e loucos, em busca de algum troco e diversão.

A seu modo, “Q Mário?” mergulha na toca do coelho se despindo da realidade nua e crua para criar seu repertório. Na mesa, discute política, religião, amor, história, fala sobre a natureza e o cosmos. Denuncia o massacre de “Canudos”, satiriza as “Divinas Proporções”. Afirma com veemência: “Eu acredito em tudo!”. Declama suas poesias e versos sobre “Dinheiro”, corrupção e poder, além de apresentar alguns clássicos de Raul Seixas no repertório. Defende seu som pelas ruas e paisagens afora há 15 anos. Não sabe ao certo se tudo vai dar certo, mas segue o ritmo das batidas do Universo para levar sua obra onde parecer impossível. “Jogo da Vida” é um convite do compositor para o público, que pode ter a experiência de se estranhar e reconhecer no meio da trama.

CEU das Artes

Também no sábado, às 14h30, tem apresentação do Maracatu Mukumby no CEU das Artes, localizado na Rua Washington Pensa, s/nº, no Parque das Laranjeiras. Grupo percussivo de cultura popular brasileira fundado em 2013 na cidade de Sorocaba, atualmente é voltado à cultura do Maracatu de Baque Virado, tradicionalmente do nordeste brasileiro, mais pontualmente do Estado do Pernambuco. O grupo trabalha com a parte da bateria do Maracatu, cantos de toadas e danças envolvem a apresentação, que se baseia por completo nos fundamentos das Nações de Maracatu de Baque Virado.

Já às 15h30, o Grupo Saramuná apresentará a peça “Tem Saci no meu Quintal” contando a história de Clara e Lisa, duas primas que brincam no quintal da vó e disputam quem vencerá a brincadeira, com direito a um desejo muito grande.

Clara se lembra da história que sua avó havia contado, de um menino negrinho traquino que adora pregar peças em todo mundo. E reza a lenda que se alguém jogar uma peneira dentro de um redemoinho pode capturá-lo. E se conseguir a sua carapuça será recompensado com a realização de um grande desejo. Clara e Lisa querem porque querem a carapuça do Saci. Numa empreitada cheia de fantasia, medo e traquinagem, as duas se deparam com a magia de poder realizar o seu desejo.

Campolim

No domingo, às 11h, o “Viva a Cultura” estará no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Quem for ao local poderá conferir a apresentação do cantor e compositor Theodoro Nagô, que tem fortes influências de Jorge Ben, Tim Maia, Wilson Simonal, Djavan e Itamar Assumpção, entre outros.

Ao longo de seus dez anos de carreira, Theodoro fez a abertura de grandes shows como o de Danilo Caymmi e Jair Rodrigues. Além disso, já se apresentou por várias cidades do Estado de São Paulo, além de já ter se apresentado na Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Paraná e em Goiás.

Em 2010 Theodoro Nagô lançou seu primeiro EP autoral – “Poesia e Balanço” – onde interpreta sucessos como “Balanço cruzado”, “Preta” e “Por você tom menor”. Atualmente o artista está dedicado aos palcos e à gravação do seu novo trabalho.

Parque das Águas

Também no domingo, às 17h, o cantor e guitarrista Leo Mahuad sobe ao palco do “Viva a Cultura” no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. No formato voz e violão Loopstation, e na companhia de João Leopoldo no teclado, o músico faz uma apresentação intimista e cheia de emoção em seus improvisos para contar um pouco da história do blues em interpretações de músicas de Robert Johnson, Willie Dixon, Muddy Waters, Eric Clapton e Jonny Lang.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.