12/6/2015 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
No domingo, terá show de Tião Carvalho na Praça Frei Baraúna.
Os sorocabanos poderão conferir neste final de semana (dias 13 e 14) as diversas atrações artísticas gratuitas do Projeto Viva a Cultura, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Música, teatro, dança, apresentação de mágica, capoeira, além de exibição de filme e oficinas fazem parte da programação extensa.
No sábado (13), o Viva a Cultura estará na praça localizada na Rua Valdelino de Oliveira, no Éden. Das 16h às 17h, a comunidade poderá conferir um show da cantora Tatiana Palma, que fará versões acústicas e exclusivas do pop rock nacional e internacional.
Em seguida, das 17h às 18h, o ator e mágico Dener Mota fará uma apresentação de mágica. Formado pelo Curso Técnico em Arte Dramática pelo Senac Sorocaba e pela ETAC (Escola Técnica de Teatro, Arte e Comunicação), Denis concluiu diversas oficinas culturais e participou de várias montagens com ótimos profissionais na área. Atualmente, além de mágico, trabalha como ator-pesquisador da Trupe Caçadores de Tatu.
Para encerrar a programação no bairro, das 19h às 21h, a Secretaria da Cultura exibirá o filme “Os Croods”, dirigido por Kirk De Micco e Chris Sanders, dentro do Projeto Cena de Cinema, que oferece toda a estrutura de assento para 150 pessoas, tela gigante e sistema de som de cinema.
A garotada poderá conferir a animação se passa em plena era pré-histórica. Escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna vivem Grug, a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy, além da jovem Eep. Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy e ele vai apresentá-la a um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.
Também no sábado, as atividades do Viva a Cultura estarão no campo de futebol da Rua Paula Mayer Cattini, no bairro Nova Esperança. A programação tem início às 14h, com a peça de teatro “A comédia da Esposa Muda”. A comédia relata a história de uma mulher que, não podendo falar, acaba se submetendo às obrigações que o lar e o marido a impõem. Um dia, angustiado por nunca ter recebido um carinho com palavras da mulher, o marido encontra um médico que a faça falar. Carinhos ao marido ou verdades doloridas sairão da boca da esposa? A partir dessa questão o espetáculo se desenvolve apresentando um final surpreendente e divertido. Das 14h às 17h30, também terá oficina de pintura facial.
Na sequência, das 15h às 16h, o Mestre Cupim fará uma apresentação de capoeira. Para encerrar, das 16h30 às 17h30, o público poderá conferir o show de samba de Cláudia Volcov, cantora da noite sorocabana há mais de cinco anos, que já fez parte do “Projeto Panela do Samba”.
Domingo
No domingo (14), o Viva a Cultura estará novamente no Nova Esperança. Uma das atividades será uma oficina de mangá com a professora de artes Vivian Sparth, que será realizada das 14h às 17h30.
Outra atração que a comunidade poderá conferir, das 14h às 15h, será “Esquetes”, com a Trupe Castelo de Pedra. Em uma delas, os atores apresentam a história de um palhaço que se diz um ótimo fotógrafo. Porém, para tirar apenas uma foto a “incrível” máquina não ajuda muito e o desenrolar da trama promete várias confusões e muitos risos.
Em seguida, das 15h às 16h, os Gatunos Crew farão uma apresentação de street dance no bairro. Explorando a harmonia, os efeitos e a batida da música, o grupo de break dance é formado por jovens de Votorantim e surgiu dentro dos Núcleos de Cultura da cidade.
Na sequência, das 16h30 às 17h30, a Banda da Feira apresentará um repertório que varia desde os ritmos do rei do baião – Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Alceu Valença e Geraldo Azevedo – aos grupos da atualidade, como o Rastapé, Bicho De Pé, Fala Mansa, entre outros, mas sempre mantendo a tradição do genuíno forró pé-de-serra.
Outro local com várias atividades culturais para os sorocabanos será a Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba, que inclusive terá, das 14h às 17h30, um Espaço de Bem-Estar, com Alessandra Carneiro.
Das 14h às 15h, a comunidade poderá conferir a peça de teatro “Tem Saci no meu Quintal”, que conta a história de Clara e Lisa, duas primas que brincam no quintal da vó e disputam quem vencerá a brincadeira, com direito a um desejo muito grande.
Clara se lembra de uma história que sua avó havia contado, de um menino negrinho traquino que adora pregar peças em todo mundo. E reza a lenda que se alguém jogar uma peneira dentro de um redemoinho pode capturá-lo. E se conseguir a sua carapuça será recompensado com a realização de um grande desejo. Clara e Lisa querem porque querem a carapuça do Saci. Numa empreitada cheia de fantasia, medo e traquinagem, as duas se deparam com a magia de poder realizar o seu desejo.
Quem estiver na Frei Baraúna, das 15h às 16h, poderá prestigiar a apresentação do grupo Maracatu Mukumby. Fundado em 15 de junho de 2013, o grupo Maracatu Mukumby tem como objetivo difundir e incentivar a prática das culturas tradicionais brasileiras na cidade de Sorocaba. O nome Mukumby é uma homenagem a dona Vilma dos Santos, saudosa líder espiritual do Candomblé que, além de uma vida muito ativa nas questões sociais do povo negro no Paraná, Ya Mukumby, era tida como rainha do Semente de Angola, grupo de maracatu de Londrina que foi a base do conhecimento de Rafa Poujo, proponente do Maracatu Mukumby.
Para encerrar, das 16h30 às 17h30, a população terá a oportunidade de conferir gratuitamente um show de Tião Carvalho. Cantor, compositor, músico e dançarino maranhense, o artista se apresenta ao lado do Grupo Cupuaçu, cantando a obra de seu mestre e conterrâneo João do Vale. Este espetáculo é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo (Proac) e pela CPFL Energia, dentro do Circuito de Arte e Cultura CPFL – Caravana Sotaques do Brasil, que tem por objetivo exaltar e valorizar a diversidade da cultura popular brasileira, e está dentro da programação do Projeto “Viva a Cultura”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
No show, Tião Carvalho mescla canções pouco conhecidas de João do Vale, como “Baião de Viola”, “Os Ôio de Anabela”, “Todos Cantam sua Terra”; com as já consagradas “Matuto Transviado” (Coronel Antonio Bento), “A Voz do Povo”, “Peba na Pimenta”, “Carcará” (gravada no ritmo de Bumba meu Boi), entre outras.
Outros dois espaços públicos de Sorocaba também terão atrações gratuitas. No Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, o público poderá conferir, às 11h, a Família Pereira, um grupo de samba formado em 2011 por jovens instrumentistas, cantores e compositores que se conheceram nas rodas de samba de Sorocaba. São eles: Raphael Pereira (violão e voz), Wellington Pereira (cavaquinho e voz), Feijão Samba (repique de mão e voz), Carlinhos Black (pandeiro e voz), Dú Lima (surdo e voz) e Juca Martins (tantan e voz).
Já no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, das 16h às 17h, terá apresentação do Velha Maromba. A apresentação do grupo é totalmente dançante e a escolha do seu repertório baseia-se nas qualidades poéticas e musicais das composições, primando pela beleza artística. O grupo é composto por: João Calango (violão e voz), Jefferson Paes (acordeão e voz), Eduardo Novaes (triângulo e coro) e José de Sá (zabumba e coro).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.