Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

27/11/2013 - Sorocaba - SP

'Viva o Centro' encerra ano com cardápio musical especial




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Após 24 edições, o projeto "Viva o Centro", da Secretaria da Cultura (Secult), encerra no próximo domingo (1) seu primeiro ano de atividades. Até agora foram contabilizados mais de 15 mil participantes ao evento, em sua maioria de famílias inteiras. Gente que, de acordo com a proposta da Secult de estimular a ocupação dos espaços públicos, cumpriu com seu papel e adotou a Praça Frei Baraúna como área de lazer e entretenimento.

Desde maio, quando teve início de modo informal, o "Viva o Centro" trouxe 27 shows musicais dos mais variados estilos, oito peças teatrais, três apresentações de dança, outras três de arte circense, duas intervenções urbanas, contação de história, capoeira e arte para crianças. Além desse cardápio cultural, o projeto ainda abriu espaço para a educação ambiental, por meio do plantio de mudas nos jardins da praça.

Para a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, o projeto cumpriu com seu objetivo de promover a redescoberta de uma importante área comunitária, sob a perspectiva da valorização da cultura enquanto fator decisivo de identidade e desenvolvimento social.

E como uma ação de renovação urbana, que prevê ações de estímulo a uma ocupação cultural e de lazer, neste domingo o "Viva o Centro" vem com atrações especiais, a partir das 11h.

Como na semana passada a chuva acabou atrapalhando, a próxima agenda dominical tem Chico Teixeira abrindo a tarde de apresentações artísticas.

Filho de Renato Teixeira, Chico é o representante de uma nova geração da música Folk brasileira. Desde criança bebeu da fonte alimentada por nomes como Geraldo Roca e Almir Sater e é em suas raízes interioranas, alimentadas pelo talento e valorização cultural de nomes como Pena Branca e Xavantinho, que brota toda a inspiração para compor.

Em sua passagem por Sorocaba, por meio do projeto Tom Natural, Chico Teixeira apresenta o CD "Mais Que O Viajante", cuja missão musical é a de atravessar o país levando a renovação da cultura Folk. Chico pode ser reconhecido pela música "O Contador De Causo",  tema da novela "Paraíso" e pela qual recebeu a indicação de "Melhor Cantor Regional", no "23º Prêmio da Música Brasileira".

"Mais Que O Viajante" é uma grande homenagem à nova música brasileira de qualidade. Tem identidade e se destaca com alegria e seriedade, para aqueles que procuram através da arte, argumentos para tentar entender a vida.

Domingo musical

Também a partir das 11h, a Secult abre espaço para a solidariedade por meio do "Corte Solidário" uma ação do HD Hair em comemoração ao Dia do Cabeleireiro, celebrado no início do mês. O evento é uma iniciativa do projeto Viver e Servir, do Ministério da Igreja Batista Boas Novas Sorocaba, em prol da formação de jovens carentes da cidade. Em troca de cortes gratuitos de cabelo, a HD quer arrecadar o maior volume possível de alimentos não perecíveis para doação a uma entidade assistencial.

No mesmo horário, o público ainda poderá conferir o resultado do trabalho de conclusão de curso de Priscila Girão Solano e Beatriz Camargo na exposição fotográfica "Marcas do Tempo". Composta por doze fotos em tamanho 30 x 40, retratando idosos moradores dos asilos Lar São Vicente de Paulo de Sorocaba e Tatuí, o trabalho busca capturar momentos espontâneos por meio dos olhares, trejeitos e caretas; tristeza, dor, a resignação e o cansaço de um tempo vivido são uma marca do olhar artístico das fotógrafas.

E a partir das 13h a Frei Baraúna estará preparada para receber os visitantes em seus espaços Criança, onde os pequenos contam com monitoria equipamentos e jogos, Espaço de Artes Visuais, com artistas pintando e desenhando, mostrando suas técnicas e conversando com o público e Espaço de Convivência, que tem almofadas, toalhas para piquenique e de Artesanato. Na área do Bem-Estar, das 14h às 19h,  quem curte terapias alternativas, poderá desfrutar dos benefícios do Reiki e da Massagem Tuiná.

A intérprete vencedora do Prêmio Sorocaba de Música deste ano, Teresa Baddini é a atração da tarde. Acompanhada de sua banda, a artista faz um show das 14h30 às 15h30. Em seu repertório um resgate do samba raiz e da MPB dos anos 70, 80 e 90 em imortais composições de Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Donga e Paulinho da Viola, entre outros.

Na onda do samba, na sequência, das 15h30 até às 18h30, o "Viva" faz a 4ª edição do projeto "A Voz do Samba", com Luizinho Qxada. Fortalecida pelo sucesso das edições anteriores, a roda de samba patenteia um dos estilos que melhor representa a brasilidade.

E fechando a paleta musical da Frei Baraúna, a cantora Márcia Mah mostra uma seleção de sambas de diversos autores e estilos, entre eles o partido alto, a gafieira, o samba rural e o samba choro, além do samba de roda e do batuque. Ingredientes de seu primeiro álbum autoral, "Lalaiá".

*Obs.: Mediante chuva as atividades são canceladas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.