27/8/2018 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou na última sexta-feira (24) um workshop técnico do projeto Urban LEDS II – Acelerando a Ação Climática por meio da Promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono na Escola de Gestão Pública. O evento reuniu funcionários municipais que fazem parte do Grupo de Trabalho do projeto, além de coordenadores da ONU-Habitat e ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
“O evento se mostrou essencial na conscientização de como a cidade pode contribuir, desenvolvendo estratégias abrangentes de desenvolvimento de baixo carbono. Nossa missão é realizar tudo o que foi planejado na primeira etapa do projeto e fazer o melhor pelo meio ambiente”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.
O objetivo do workshop foi de orientar os técnicos para o desenvolvimento do Urban LEDS II, do qual Sorocaba participa e que visa apoiar cerca de 60 cidades do mundo na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. A segunda fase do projeto visa a geração de modelos de projetos financiáveis escaláveis e replicáveis a outros contextos a partir de estratégias em setores como mobilidade, resíduos e energia.
No encontro, foi tratada a revisão e priorização das estratégias da fase I do projeto, além da definição das modalidades de acesso a recursos, identificação de estruturas existentes e de necessidades para desenvolvimento de modelo do financiamento para as medidas estudadas, resultando por fim na avaliação das atividades.
Projeto Urban LEDS II
O projeto Urban-LEDS II: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono é implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia.
Na sua segunda etapa, o projeto abrange quatro novos países – Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh-, além dos quatro países participantes da primeira etapa – Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul.
Com um investimento de 8 milhões de euros, o projeto apoiará aproximadamente 60 cidades ao redor do mundo, na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, oito cidades participam do projeto desde a primeira fase (2012-2016): Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Sorocaba/SP.
Saiba mais, acessando o site do projeto: urbanleds.iclei.org/.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.