Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

8/11/2013 - Sorocaba - SP

Workshop reúne técnicos de zoológicos para tratar do bem-estar animal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

No sábado e no domingo (dias 9 e 10), serão realizadas atividades práticas, nas quais os participantes confeccionarão aparatos em geral para o enriquecimento ambiental dos recintos.

Técnicos dos zoológicos de Sorocaba, Guarulhos, São Vicente, Piracicaba, Sapucaí-Mirim e do Aquário de São Paulo, além de estudantes universitários, estão participando desde esta quinta-feira (7) do workshop "A promoção de bem-estar para animais silvestres em cativeiro e seus benefícios para zoológicos e aquários", no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". Ministrado pela médica veterinária Paloma Bosso, especialista em comportamento animal, o curso será realizado até domingo (10), das 8h às 17h, com exceção do último dia, que será das 8h às 12h.

Promovido pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da equipe do Zoo de Sorocaba, o workshop está capacitando os técnicos de zoológicos sobre bem-estar animal, melhorando a qualidade de vida dos bichos que vivem em cativeiro. "Esse é um momento oportuno, quando a sociedade cobra os zoológicos por manterem animais em cativeiro. Tudo o que for discutido e aprendido nesse curso será revertido diretamente para os animais cativos", destaca Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente.

O Zoológico de Sorocaba já vem desenvolvendo um trabalho de bem-estar e enriquecimento ambiental há mais de 10 anos. "Estamos revendo o que já estamos fazendo e sabendo das novidades para implantar em nossa rotina. O público pode inclusive acompanhar o nosso trabalho principalmente aos domingos, por volta de 14h, quando dá para ver os animais interagindo com objetos de enriquecimento ambiental que são colocados nos recintos", ressaltou Cecília Pessuti, bióloga do Zoo.

Com aulas teóricas e práticas, durante esses quatro dias, os participantes estarão recebendo informações sobre enriquecimento ambiental; as particularidades comportamentais de algumas espécies; comportamentos anormais e comportamentos estereotipados; fisiologia do estresse e os aspectos desfavoráveis do estresse crônico; entre outros.

Na manhã desta quinta-feira, Paloma Bosso tratou da questão do comportamento estereotipado das espécies e o que os técnicos podem fazer para oferecer mais qualidade de vida a eles. "Os animais precisam ter estímulos no recinto, por isso é necessário mudar constantemente os espaços com atividades de enriquecimento ambiental", explicou.

De acordo com a especialista, é necessário eliminar ou ao menos reduzir alguns comportamentos dos animais. "Temos que prestar atenção neles. Mas também não podemos achar que o animal não está bem quando está parado ou quando está se movimentando muito. Eles têm um período de descanso e, muitas vezes, é durante o dia. Cada espécie tem características diferentes, um padrão de comportamento, e é importante prestar atenção para reproduzir isso no ambiente deles para que fique bem próximo do habitat natural", completou.

Nesta sexta-feira (8), das 8h às 17h, os participantes do workshop terão aulas teóricas sobre bem-estar animal. Já no sábado e no domingo (dias 9 e 10), serão realizadas atividades práticas, nas quais os participantes confeccionarão aparatos em geral para o enriquecimento ambiental dos recintos, como bolas de cipó, galões com ingredientes da dieta dos animais, entre outros brinquedos.

O Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.