26/1/2016 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A semana de trabalho começou nesta segunda-feira no Jd. Santa Barbara. A ação conta com o apoio das comunidades católicas daquela região.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), percorreu nesta segunda-feira (25) o Jardim Santa Barbara, na Zona Oeste da cidade, onde as equipes com três caminhões recolheram materiais que os moradores do bairro deixaram em frente às residências, para a ação da Operação Cata-treco.
A equipe da Serp retira materiais inservíveis como sofás quebrados, colchões, armários, mesas e cadeiras, todo tipo de eletrônicos quebrados e materiais que possam, ao ar livre, servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres chikungunya e zika. O cata-treco não faz a retirada de lixo orgânico doméstico e nem entulhos da construção civil. Tudo que é recolhido é levado ao Aterro de Inertes, onde se formam montanhas de entulho que a população acumula em suas residências, principalmente nos quintais.
Fieis das comunidades católicas daquela região estão colaborando com a divulgação da ação por meio de distribuição de folhetos informativos, fornecidos pela Zoonoses, divisão que é ligada à Secretaria da Saúde (SES). A divulgação é realizada também durante as missas e tem como objetivo lembrar a população sobre a importância de evitar o acúmulo desses recipientes que, além da sujeira, podem juntar água e servir de criadouros para o mosquito transmissor de doenças.
Dona de casa, Maria José Alves da Silva, 56 anos, ficou sabendo que a equipe percorreria o seu bairro através de folheto informativo e aproveitou para separar o material para descarte. Com isso, além de colaborar com a campanha de combate à dengue, ainda economizou a renda da família. “O cata-treco vai nos ajudar muito, já que eu teria que pagar pela retirada do entulho e agora posso usar o dinheiro para comprar o material escolar do meu neto de 6 anos”, afirmou.
Já o soldador, Fabiano Feliciano da Silva, 40 anos, informou que no bairro não tem um local apropriado para jogar o material e, com isso, as pessoas acabam jogando os entulhos em terrenos baldios, prejudicando a própria população no entorno.
O aposentado Hélio Ilman Rutz, de 52 anos, ficou sabendo da operação cata-treco pela imprensa local e quando viu os caminhões percorrendo o bairro aproveitou para se desfazer de vários materiais. Para ele, a ação ainda significou uma economia na aposentadoria. “Eu já estava pesquisando preço de caçamba para locação, precisava me desfazer urgente do resto de material que já não utilizava mais e ainda vou economizar minha aposentadoria”, disse.
Os trabalhos continuarão durante toda semana e a operação atenderá no dia 26 (terça-feira) os Jardins Montreal e Tropical. No dia 27 e 28 (quarta e quinta-feira) a operação estará no bairro Júlio de Mesquita Filho, no dia 29 (sexta-feira) será a vez dos bairros Quintais do Imperador e Ipatinga receberem a ação.
A população que necessita se desfazer de materiais inservíveis deve ficar atenta à programação da Serp. O Objetivo é realizar um trabalho de qualidade e atender todos os bairros da cidade de Sorocaba.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.